Vara da Infância realiza operação de combate ao trabalho infantil

Compartilhe

 A 1ª Vara da Infância e da Juventude de São Luis (MA) realizou operação no último final de semana na área do Projeto Reviver (centro de São Luís), com o objetivo de prevenir e combater o trabalho infantil, exploração sexual, mendicância, consumo de drogas e de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.

Entre as áreas abrangidas pela operação, a Praça Nauro Machado, a feira da Praia Grande, bem como a escadaria da Rua do Giz e adjacências. Um outro local vistoriado pela comitiva da vara foi um pagode, realizado nessas imediações.

A equipe iniciou os trabalhos na área por volta das 18h, encerrando às 03 da madrugada. O saldo foi o seguinte: conduzidos 42 adolescentes, entre rapazes e meninas, na faixa etária de 12 a 17 anos de idade; foram apreendidas 18 garrafas de bebidas, entre vinho, batida, cachaça e wiske.

 Foram encontrados ainda, em poder dos menores, diversos maços de cigarros. Duas adolescentes com suspeita de exploração sexual e gravidez foram encaminhadas para abrigos.

 Os adolescentes encontrados em situação de risco foram conduzidos para a sede da 1ª Vara da Infância e da Juventude. Depois de identificados, eles foram entregues aos pais ou responsáveis mediante termo de entrega e compromisso para comparecerem na vara em horário e dia previamente designados.

 A operação especial da vara contou com um efetivo de 16 comissários de justiça e 6 assistentes sociais da  1ª Vara da Infância e da Juventude. A comitiva, coordenada pela 1ª Vara, teve ainda o apoio de 12 policiais militares da CPTUR – Companhia de Turismo sob o comando do Major Luongo.

  Fonte: TJMA