A 1ª Vara Cível da Comarca de Pelotas superou a Meta 1 de celeridade estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o ano de 2015, que prevê o julgamento de quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente. De janeiro a dezembro de 2015, iniciaram-se na unidade 3.626 processos e foram encerrados 3.849, o que representa um índice de vazão processual de 106%. Com o resultado, o número de processos em andamento na Vara caiu de 8.186 (em janeiro) para 7.963 (em dezembro).
Para os juízes titulares da vara, Marcelo Malizia Cabral e Paulo Ivan Alves Medeiros, os resultados indicam que o método de trabalho adotado tem gerado resultados satisfatórios, por contar com o engajamento dos servidores e estagiários, sempre em busca do aperfeiçoamento das atividades. Para a escrivã da unidade Clair Terezinha da Silva Rodrigues, os resultados positivos se devem à dedicação e ao profissionalismo da equipe de trabalho que coordena, a quem dedicou a honraria.
Premiação – A 1ª Vara Cível da Comarca de Pelotas foi eleita a melhor unidade jurisdicional do Rio Grande do Sul na classe das varas cíveis de porte médio, ao obter o melhor desempenho nos aspectos relacionados ao número de processos julgados e ao tempo de tramitação em 2015. Instituída pela Corregedoria-Geral da Justiça e pela Assessoria de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), a premiação homenageia as unidades jurisdicionais que obtêm o melhor desempenho ao longo do ano.
Fonte: TJRS