Varas Criminais de Parnaíba migram mais de 3,5 mil processos físicos para PJe

Você está visualizando atualmente Varas Criminais de Parnaíba migram mais de 3,5 mil processos físicos para PJe
Foto: Arquivo/CNJ
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) concluiu a migração de mais de 3,5 mil processos físicos da 1ª e 2ª Varas Criminais da comarca de Parnaíba para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). Com isso, essas unidades judiciárias se tornaram 100% digitais.

Ao todo, foram digitalizados 3.609 processos. A equipe realizou triagem, higienização, digitalização e download dos processos, validação, distribuição até sua migração para o PJe, com a devida intimação das partes envolvidas. Além disso, após o cancelamento do acervo físico no Sistema Themis Web, os respectivos processos foram acondicionados em 212 caixas-arquivo e profissionais da Vara foram orientados sobre a manutenção dos autos em Secretaria até o trânsito em julgado da decisão de cada processo virtual.

“Com a gestão dos processos em um único sistema, será possível atuar com maior agilidade na prestação jurisdicional e elevar a produtividade da unidade beneficiada”, afirmou Vanessa Martins Cardoso, chefe da Distribuição do 1° grau da comarca de Teresina. O juiz titular da 2ª Vara Criminal de Parnaíba, Marcelo Mesquita, explicou que, “com a tramitação única, alcançamos uma maior agilidade na tramitação dessas ações penais, com segurança na manutenção e integridade de documentos, além de uma melhor organização e divisão de tarefas dentro da unidade”.

“A migração do acervo processual visa à tramitação dos processos em um sistema único, o Processo Judicial Eletrônico (PJe). E esse é um trabalho fundamental para o ganho de celeridade no Judiciário piauiense. Os resultados positivos desse projeto já são visíveis nas unidades onde foi executado”, ressaltou o corregedor-geral do TJPI, desembargador Fernando Lopes.

Fonte: TJPI

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados