Varas de Samambaia recebem selo de qualidade

Compartilhe

Sete Varas da Circunscrição Judiciária de Samambaia (DF) foram agraciadas, na última sexta-feira (7/2) com o Selo de Qualidade da Corregedoria de Justiça, que foi instituído no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) pela Portaria GC Nº 68, de 15 de junho de 2012. A cerimônia foi realizada no Auditório do Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Raimundo Macedo e contou com a presença do corregedor Lecir Manoel da Luz. Também participaram da cerimônia o juiz assistente da Corregedoria Jayder Ramos de Araujo e a juíza diretora do Fórum, Lilia Simone Rodrigues da Costa Vieira.

“Vamos dar início a esse trabalho dignificante. Parabenizo magistrados e servidores das varas que alcançaram percentuais altíssimos neste ciclo. A Corregedoria visa, principalmente, a padronização das rotinas cartorárias e a estabelecer, como modelo, as práticas eficientes. Para isso, contamos com o Manual de Correição Judicial, um instrumento valioso para sistematizar as práticas cartorárias em busca de agilidade”, disse o corregedor.

O selo tem o objetivo de valorizar magistrados e servidores pelo trabalho realizado nos cartórios, a fim de promover uma prestação judiciária de excelência. As varas agraciadas atingiram pontuação igual ou superior a 85% na avaliação final das correições judiciais feitas pela Corregedoria do DF.

Todas as varas de Samambaia participaram do curso de Introdução às Correições Ordinárias, promovido pela Escola de Administração Judiciária do TJDFT, nos moldes do artigo 1º da Portaria GC nº 88/2013. A medida visa capacitar os servidores lotados em varas ainda não correicionadas no ciclo 2012/2014, sobre a dinâmica da atividade correcional, conforme as normas internas e as recomendações do Relatório de Correição.

Histórico – Desde a instituição do Selo de Qualidade, varas judiciais em várias circunscrições do DF já foram agraciadas. Na Justiça do DF, existem 192 serventias judiciais distribuídas em 13 circunscrições. Desse total, 94 serventias foram correicionadas no Ciclo de Correições Ordinárias 2012/2014. A correição ordinária na Circunscrição de Samambaia foi realizada entre os meses de setembro e novembro de 2013, alcançando todas as varas do fórum. Na ocasião, foram correicionados 18.130 processos e analisadas 1.731.157 páginas de autos.

Como forma de dar maior transparência ao processo de correição, o TJDFT disponibiliza a página das Correições Judiciais, na qual podem ser encontradas informações sobre as atividades realizadas em cada serventia, portarias regulamentadoras, dicas cartorárias, a lista das serventias correicionadas e a lista dos agraciados com o Selo de Qualidade da Corregedoria.

Fonte: TJDFT