Varas do Trabalho de SC vão tentar fazer acordo em quase 300 processos

Compartilhe

A Justiça do Trabalho catarinense está pronta para a Semana Nacional de Conciliação. Sete varas do trabalho vão colocar em pauta 289 processos entre segunda (14) e sexta-feira (18), aderindo ao esforço do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para tentar reduzir o estoque de processos das prateleiras do Judiciário. Alguns deles estão incluídos dentro dos critérios da Meta 2, ou seja, distribuídos antes de 2006 e que ainda não foram julgados.

A 3ª Vara do Trabalho de Blumenau preparou uma verdadeira força-tarefa para conciliar os 200 processos da pauta. Vão ser três salas especialmente preparadas para as tentativas de acordo, cada uma com dois conciliadores. Na entrada da unidade, vão ficar dois servidores para agilizar os trabalhos. “Os conciliadores receberam treinamento específico, no próprio TRT/SC”, conta a diretora de secretaria, Juvelina Cardoso de Oliveira Silva.

A juíza Maria de Lourdes Leiria, titular da 3ª VT, aposta no trabalho prévio feito junto às partes. Foi solicitado a elas que enviassem propostas de conciliação. Após recebê-las, os conciliadores sincronizaram os valores de modo a contentar tanto empresas quanto trabalhadores. “Dessa forma, acreditamos que vamos ter audiências mais eficientes”, justifica a magistrada.

Rotina  – A Vara do Trabalho de Mafra vai colocar 40 processos em pauta durante a Semana Nacional de Conciliação. Essa unidade, aliás, é uma das que já incorporaram em sua rotina pautas específicas de conciliação na fase de execução (fase de cobrança da dívida). Tanto que, dos 40 processos que constam da pauta, apenas metade é de processos nesta fase.

“Como fazemos pautas de conciliação semanais nos processos em fase de execução, sobraram poucos para a Semana de Conciliação. Então, tivemos que incluir também processos em fase de conhecimento”, conta a diretora de secretaria, Lúcia Juraszek.

 

Fonte: TRT SC