Boas práticas de gestão administrativa e judiciária desenvolvidas por tribunais de países ibero-americanos receberão, nesta quarta-feira (04/08), a primeira edição internacional do Prêmio Innovare. A premiação será entregue às 9h, no auditório externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília (DF), durante a Conferência Mundial sobre Transparência, Ética e Prestação de Contas dos Poderes Judiciários.
Instituído em abril de 2010, durante a XV reunião da Cúpula Judicial Ibero-Americana realizada em Montevidéu, no Uruguai, o prêmio homenageia experiências bem sucedidas adotadas nos tribunais dos países que compõem a organização, com vistas a garantir melhor qualidade na prestação jurisdicional aos cidadãos.
Nesta primeira edição, oito países apresentaram projetos: Chile, Costa Rica, Espanha, México, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai. Foram inscritas práticas relacionadas à violência doméstica, sistemas informatizados de consulta processual e gestão de serventias, práticas para a disponibilização de atos judiciais, sentenças e jurisprudências.
Para a escolha dos vencedores, os projetos foram analisados com base em critérios de eficiência, qualidade, criatividade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização da Justiça nesses países. A comissão julgadora do prêmio é formada por representantes das Cortes Superiores do Brasil, Espanha, Porto Rico, República Dominicana e México e da Secretaria Permanente da Cúpula Judicial Ibero-Americana.
Estarão presentes na cerimônia de entrega do prêmio, os diretores do Instituto Innovare Antônio Claudio Ferrreira Netto e Carlos Araújo, além do presidente do Instituto, Marcio Thomaz Bastos. O presidente do instituto falará sobre a evolução do Prêmio Innovare, que este ano chega em sua 7ª edição nacional, e os avanços conquistados para a Justiça brasileira.
Cobertura – Para a cobertura da cerimônia de entrega da 1ª Edição do Prêmio Innovare Internacional é necessário solicitar credenciamento pelo e-mail caroline@mniemeyer.com.br <mailto:caroline@mniemeyer.com.br> até as 15h desta terça-feira (03/08). Maiores informações no site www.premioinnovare.com.br <http://www.premioinnovare.com.br>.
MB/MM
Agência CNJ de Notícias