A Escola Municipal Piauí, localizada em Santana (AP), conquistou 5 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referente ao ano de 2019, atingindo e superando a meta estabelecida para o período – que era 4,1. Localizada no Igarapé da Fortaleza, a escola implantou a pedagogia da Justiça Restaurativa como forma de prevenção e solução de conflitos, dentro do Projeto Escola Restaurativa.
Segundo a juíza Larissa Noronha, coordenadora do Cejusc de Santana, a Escola Piauí foi uma das primeiras a receber os cursos de formação do Projeto Escola Restaurativa, uma parceria firmada entre o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), o Ministério Público do Amapá (MP-AP) e a Secretaria de Educação. “O Poder Judiciário como um todo se alegra por esta conquista, pois é uma conquista que pertence a todos nós, pois uma escola que usa as práticas restaurativas como metodologia pedagógica atua na prevenção de conflitos, na criação de relacionamentos saudáveis e no desenvolvimento de cidadãos.”
“Os estudantes que têm essa vivência desenvolvem mais responsabilidade e consciência do seu papel na sociedade em que vivem”, afirma Larissa Noronha. “Assim, os conflitos passam a ser percebidos e manejados como uma oportunidade de melhorar, rever algumas atitudes e passar a fazer melhor, o que é uma vitória para todos nós que fazemos parte da Escola Restaurativa.”
De acordo a coordenadora do Núcleo de Mediação e Práticas Restaurativas do MP-AP, a promotora de Justiça Sílvia Canela, após a qualificação, corpo técnico, professores, pais e alunos se tornam disseminadores da cultura de paz.“Este índice alcançado no IDEB pela Escola Piauí é resultado do trabalho realizado para implantar a cultura da paz em nossa sociedade. O envolvimento de professores, pais e alunos com os Círculos Restaurativos resolveu conflitos internos e promoveu a motivação coletiva.”
Realizada em 2016, capacitando o corpo docente, e aplicada desde fevereiro de 2017, a capacitação em práticas restaurativas tem ajudado a despertar o interesse dos estudantes na escola e em suas atividades. “Com as Práticas Restaurativas começamos a tomar mais decisões em conjunto com a comunidade, melhorando o atendimento de alunos e pais. Acredito que os bons resultados são reflexos disso”, defendeu a diretora da escola, Érica Góes.
Érica Góes também relata que a implementação das ações de práticas restaurativas na Escola Municipal de Educação Básica Piauí vem promovendo mudanças significativas na comunidade escolar, “tanto no que se refere ao relacionamento aluno-aluno e aluno-professor, como também nas relações com demais servidores e a família”.
“Outro aspecto relevante é a melhoria na aprendizagem dos alunos, refletindo diretamente na elevação do IDEB da escola, superando inclusive as metas projetadas para o ano de 2021 e colocando-a na primeira posição em relação às demais escolas das redes municipais, estadual e privada do estado do Amapá”, acrescentou a diretora.
“A escola Piauí se destacou como a melhor do estado em relação ao Ensino Fundamental II, no IDEB 2017. E neste ano atingimos a meta no Ensino Fundamental I e nos destacamos sendo a única escola municipal em Santana a conseguir esse mérito, o que nos deixa bastante gratos por esses feitos.É uma alegria não só para o corpo docente, mas também para a comunidade atendida pela escola.”
IDEB
Criado em 2007, o IDEB reúne os resultados do fluxo escolar e das médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados obtidos no Censo Escolar, das médias de desempenho nas avaliações do INEP,do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil.
Medido a cada dois anos, o Ideb é apresentado numa escala que vai de zero a dez – a nota 6,0 foi obtida pelos países que ficaram entre as 20 melhores colocações em todo o mundo.
Fonte: TJAP