Tribunal do DF realiza live para pais separados na Semana da Conciliação

Você está visualizando atualmente Tribunal do DF realiza live para pais separados na Semana da Conciliação
Foto: TJDFT
Compartilhe

Em comemoração à XV Semana Nacional da Conciliação, o Cejusc Bsb/Família, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), realizou a live “Negociação sem conflitos em famílias de pais separados… é possível?”. O evento, ocorrido na quinta-feira (3/12), teve como público-alvo pais separados que participaram das Oficinas de Parentalidade realizadas pelo Cejusc.

O objetivo foi dar continuidade ao trabalho realizado nas Oficinas, que acontecem desde junho de forma virtual, atendendo uma demanda dos pais. A live foi comandada por Mara Regina Andrade Prudêncio, servidora do Cejusc Bsb/FAM e mediadora de família com larga experiência como psicoterapeuta.

Os pais são intimados a participar da Oficina, durante as audiências de conciliação e mediação do Cejusc, quando os mediadores identificam dificuldades de comunicação, confusão de papéis conjugais e parentais e alto nível de conflito. Na Oficina, que ocorre de forma dialogada, a fim de possibilitar um espaço de expressão e de reflexão, são tratados temas como: comunicação não violenta, modelos parentais, tipos de família, sentimentos de pais e de filhos no rompimento do relacionamento conjugal, dentre outros. Os pais ficam em salas separadas, mas têm contato com outros pais e mães, para possibilitar a troca de experiências.

Desde 2014, o Cejusc BsB – Família realiza este trabalho no DF, por intermédio de facilitadores capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça, entre eles servidores e voluntários. O Cejusc atua com metodologia própria em audiências de mediação e conciliação de família; mediação de longa duração; mediações pré-processuais e Oficinas de Parentalidade.

Durante a semana, como parte da programação da 15ª Semana Nacional da Conciliação, o TJDFT promoveu ainda os webinários internacionais Justiça Restaurativa na Prática, no dia 1º, e Diálogos Restaurativos – Julgamentos Mais Satisfatórios, no dia 3. Os webinários foram realizados pela Escola de Formação Judiciária do TJDFT e pelo Núcleo Permanente de Justiça Restaurativa do Tribunal.

Fonte: TJDFT