A campanha de conscientização “Vozão no Combate ao Trabalho Infantil”, idealizada pelo Ceará Sporting Club em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), conquistou o primeiro lugar do Samba Digital Awards 2020, na categoria “Ação Social”. A disputa é promovida por agência de marketing esportivo para a América Latina. A ação concorreu com campanhas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Asociación del Fútbol Argentino (AFA), e dos clubes Chivas (México), Fluminense (RJ) e Bahia (BA).
Assista ao vídeo vencedor
Em outubro de 2020, a campanha veiculou o vídeo “Corrida dos Privilégios” nas redes sociais do clube e da Justiça do Trabalho do Ceará. No filme, uma dinâmica realizada com funcionários e torcedores do Ceará ilustra como a desigualdade social é um dos caminhos que levam ao trabalho infantil e que deixam marcas para toda a vida.
O vídeo foi produzido pelos setores de marketing e de serviço social do Ceará, com roteiro escrito pelos servidores Hugo Cardim e Jamille Ipiranga, da Divisão de Comunicação Social do TRT7, e revisão técnica de conteúdo da juíza Karla Yacy, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do órgão.
Samba Digital Awards
A agência Samba Digital, especializada na internacionalização de marcas para clubes e ligas esportivas da América Latina, promove a premiação desde 2019. Além da categoria “Ação Social”, ainda são eleitas as melhores campanhas em mais duas modalidades: “Conteúdo Audiovisual” e “Engajamento”. O intuito da agência é fomentar a indústria esportiva.
Na edição de 2020, mais de 100 campanhas foram inscritas na premiação, e seis finalistas foram selecionados em cada categoria. O prêmio de “Conteúdo Audiovisual” ficou com clube Talleres, da Argentina, enquanto o prêmio na categoria “Engajamento” foi dado ao time brasileiro Atlético-MG.
A escolha dos vencedores foi feita por um júri formado por 39 profissionais de áreas correlatas ao conteúdo (marketing e comunicação digital) de entidades, clubes, empresas e veículos de imprensa do porte de FIFA, The Federation Association (FA), Ligue 1, AC Milan (ITA), AS Monaco (MON), Bayern Munique (ALE), Eintracht Frankfurt (ALE), Everton FC (ING), Liverpool FC (ING), Olympique Lyonnais (FRA), Orlando Magic (EUA), Paris Saint-Germain (FRA), SSC Napoli (ITA), Tottenham Hotspur (ING), Grupo Globo (BRA), UOL (BRA), ESPN (ARG/BRA/CHI), La Nacional (ARG), Marca de Gol (ARG), El Comercio (PER), MKT Esportivo (BRA), Máquina do Esporte (BRA), MKT Registrado (ARG), Oh My Goal (USA), Two Ten Eight (ALE), Ecofoot (FRA), Live Wire (ING), e representantes do Facebook e Twitter.
Além do título de melhores campanhas de marketing esportivo da América Latina, os vencedores ganham um troféu.
Fonte: TRT7