O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, no dia 14 de março, às 14h, webinário para apresentação dos cursos “Dashboards com Power BI” e “Dashboards e relatórios dinâmicos com o R”, voltados a magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário. Eles integram o Curso de Ciências de Dados Aplicada ao Poder Judiciário, fruto da parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) no âmbito do Programa Justiça 4.0. O webinário será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube.
O curso “Dashboards com Power BI” será realizado entre os dias 18 abril e 13 de maio. Já o “Dashboards e relatórios dinâmicos com o R” ocorrerá entre os dias 9 de maio e 15 de julho. O período de pré-inscrição para os cursos se inicia no mesmo dia do webinário de apresentação – 14 de março – e prossegue até o dia 20. Entre 28 de março e 3 de abril, serão divulgadas as listas finais de inscrição. Essas pessoas deverão efetivar, no mesmo período, a inscrição na Plataforma Sympla.
Novas chamadas
Após essa primeira chamada, serão realizadas outras duas convocações para os cursos. A segunda chamada será entre 6 e 10 de abril, mesmo prazo para inscrição na plataforma. E o período da terceira chamada será entre os dias 12 e 18 de abril.
As pessoas interessadas podem participar de apenas uma disciplina oferecida, apesar de, no ato de inscrição, ser possível optar pelos dois cursos. Na seleção, porém, será dada preferência à escolha indicada como primeira opção. Eventualmente, em caso de disponibilidade de vagas, poderá ocorrer convocação para uma segunda participação, o que se dará em segunda ou terceira chamada.
Na seleção, será dada preferência a servidores e servidoras com atuação em setores técnicos dos tribunais, em áreas como estatística, tecnologia da informação e planejamento estratégico. Também serão priorizadas as equipes do quadro efetivo do Judiciário e as pessoas que já participam dos cursos atuais – R, Python, Excel e fundamentos de estatística – com bom desempenho e aproveitamento na realização das atividades.
Posteriormente, as disciplinas oferecidas pelo Curso de Ciências de Dados Aplicada ao Poder Judiciário serão incluídas na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário para livre participação, com aulas gravadas na modalidade autoinstrucional e certificação.
Jeferson Melo
Agência CNJ de Notícias