Presidente do STJ da Rússia conhece ações do CNJ

Compartilhe

O presidente do Superior Tribunal de Justiça da Federação da Rússia, Viatcheslav Mickhailovich Lebedev visitou, na tarde desta quinta-feira (12/03), as instalações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Recebido pelo secretário-geral da presidência do CNJ, Alvaro Ciarlini, o magistrado obteve várias informações sobre os trabalhos do Conselho, sobretudo as ações estratégicas em desenvolvimento. Lebedev contou que, na Rússia, há um órgão semelhante ao CNJ, mas atua como um comitê e atua diretamente vinculado ao Superior Tribunal de Justiça.

O presidente da Corte russa ficou interessado em questões relativas à administração orçamentária dos tribunais e sobre o relacionamento do Conselho com os juízes, de um modo geral. Acompanhado do embaixador da Rússia no Brasil, Vladimir Tyurdenerv, o ministro Lebedev, salientou também a atuação do CNJ na formulação da gestão estratégica e na melhoria da infra-estrutura dos tribunais. O secretário-geral do CNJ, Alvaro Ciarlini,  explicou   que um dos principais desafios do Conselho é dar mais agilidade à tramitação dos processos sem que isso represente maior custo  para a Justiça.

O ministro destacou, ainda, que tanto o Judiciário do Brasil como da Federação Russa desenvolvem muitas ações semelhantes em termos administrativos, apesar da distância geográfica e das suas diferenças culturais. É que, de acordo com o magistrado, como a Rússia se constitui numa grande federação, assim como o Brasil, possui tribunais de Justiça em cada estado – cada um deles, com questões diversas a serem resolvidas. Como exemplo, ele citou que os dois países estão preocupados com a modernização do Judiciário e têm dado muita importância a acordos de cooperação com outros órgãos. O secretário-geral do CNJ, Alvaro Ciarlini, explicou as ações elaboradas pelo Conselho para o Judiciário brasileiro e se prontificou para dirimir eventuais dúvidas.

HC/ SR
Agência CNJ de Notícias