A Justiça do Amapá realizou, recentemente, a 3ª Ação Concentrada de Solução de Conflitos no âmbito do 2º Grau de Jurisdição. As conciliações aconteceram no próprio Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), no plenário da Sessão da Câmara Única. Os envolvidos nos processos compareceram com seus respectivos advogados e conversaram com os desembargadores para chegarem a um acordo.
A conciliação consiste em tentar estabelecer um entendimento entre as partes envolvidas. Segundo o desembargador Luiz Carlos, “as partes não são obrigadas a comparecer. É apenas uma tentativa de conciliação”.
O desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, disse que a “Justiça brasileira, em especial a do Estado do Amapá, ao adotar o modelo de resolução de conflitos pelo método da conciliação, tem contribuído para que as pessoas que recorrem ao Judiciário possam encerrar seus processos sem custos maiores e sem ter que aguardar um julgamento cujo resultado, às vezes, é imprevisível”.
Calendário de conciliação – As próximas Ações de Conciliação estão marcadas para os dias 22 de junho, 24 de agosto, 19 de outubro e 14 de dezembro. A Ação atende a uma orientação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). As anteriores aconteceram nos dias 10 de outubro de 2011 e 09 de dezembro de 2011.
Do TJAP