Fórum de São Luís faz avaliação de gestão e projetos de 2014

Você está visualizando atualmente Fórum de São Luís faz avaliação de gestão e projetos de 2014
Compartilhe
O diretor do Fórum de São Luís, juiz Osmar Gomes dos Santos, reuniu-se com todos os chefes de setores administrativos do Fórum para avaliar a gestão do órgão e planejar as ações para 2015. “Tivemos avanços consideráveis e queremos contar com o empenho de todos para alcançarmos nossas metas em 2015”, disse.

O diretor também agradeceu o apoio da presidente do Tribunal de Justiça e da corregedora Geral de Justiça, desembargadoras Cleonice Freire e Nelma Sarney. Durante a reunião de avliação, realizada em 8 de janeiro, o diretor solicitou aos setores administrativos que apresentem relatórios com as dificuldades enfrentadas por cada unidade e as sugestões de melhorias.

Osmar Gomes disse também que se reunirá com a presidente do TJMA, desembargadora Cleonice Freire, para relatar as carências detectados pelos setores. Ele falou sobre os investimentos que serão realizados pelo tribunal no fórum este ano, a exemplo da implantação de uma estação própria de energia elétrica, que visa solucionar o problema de oscilação e queda de energia no prédio.

Osmar Gomes destacou ainda os investimentos feitos pelo tribunal em 2014 na área de segurança do Fórum de São Luís, como a instalação de equipamentos eletrônicos, catracas, aparelho de raios X para inspeção de bagagem e detectores de metal de formato pórtico, que já começaram a funcionar. O diretor explicou que a partir desta terça-feira (20/1), para ter acesso ao fórum todas as pessoas terão que se identificar e passar pelo protocolo de segurança. O objetivo é proporcionar segurança aos que buscam os serviços do Judiciário e também aos que trabalham no fórum.

Ações – Em 2014, foram implementadas várias ações de integração e humanização, a exemplo de datas como Dia da Mulher, Dias das Mães, Dia dos Pais, Natal e as festividades juninas. Houve ainda a instalação da galeria de arte Celso Antônio de Menezes e a realização de exposições artística e fotográfica.

Com ênfase na gestão compartilhada, foram realizadas três edições do projeto Diálogos Informais, voltado para os magistrados da Comarca da Ilha, e promovido em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça e Associação dos Magistrados do Maranhão. Ao longo do ano, ocorreram reuniões também entre o diretor e os juízes com representantes dos setores que integram o Sistema de Segurança Pública do Maranhão.

Foi um ano em que o fórum também cresceu quanto ao número de unidades. No local, foram instalados a Central de Inquéritos de São Luís, o Centro de Apoio às Vítimas (Ceav), duas salas de depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e duas salas de videoconferência que possibilita a realização à distância de audiências com presos por meio virtual.

Passaram a funcionar no prédio a 1ª Vara de Execuções Penais, 2ª Vara da Infância e da Juventude, a 9ª Vara Criminal, o 3º e o 8º Juizado Cível, além da Vara da Mulher, do Telejudiciário e da Ouvidoria do Poder Judiciário do Maranhão.

Na reunião com os chefes dos setores administrativos, Osmar Gomes lembrou ainda que em 2014 o Laboratório de Biologia Molecular do Fórum de São Luís, após passar por minuciosa auditoria da empresa certificadora suíça Societé Generale de Surveillance, teve mantida a certificação ISO 9001. O certificado comprova a excelência técnica e a segurança nos resultados dos exames de DNA, realizados pelo laboratório, o único público e também forense do Brasil a se adequar à norma internacional de gestão da qualidade.

Na unidade, são feitos exames requisitados por juízes das comarcas do interior e da capital, para investigação de paternidade, para identificação de suspeitos e indiciados em crimes de estupro e incesto, seguido de gravidez, e em crimes de abuso sexual de menores, seguido de gravidez.

Fonte: CGJ-MA