A Justiça do Amapá firmou acordo de cooperação técnica com o Centro de Ensino Superior (CEAP) para realização de estágio acadêmico e implantação de uma extensão da Central de Conciliação na referida Faculdade, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos- NUPEMEC do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP).
O objetivo da conjugação de esforços é proporcionar aos acadêmicos atividades que unam a teoria com a prática, além de prestar atendimentos à população do entorno.
Os bairros localizados próximos ao CEAP como o Nova Esperança, Alvorada, Cabralzinho, Marabaixo 1 e 2, Conjunto Buritis, entre outros, serão beneficiados diretamente com acesso a essa extensão da Central de Conciliação de Macapá, que auxiliará significativamente os interessados no que diz respeito à solução consensual de conflitos ainda em fase pré- processual.
Para o diretor-geral do Centro de Ensino Superior do Amapá, Leonil Amanajás, é uma honra estabelecer o convênio. “O CEAP é uma instituição pioneira na seara do ensino superior privado, e este convênio servirá tanto para que nossos acadêmicos coloquem em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula, quanto ajudará a comunidade”, explicou.
A desembargadora Sueli Pini enfatizou que a relação entre o Judiciário e o CEAP vem de longe, pois há 20 anos quando a primeira parceria foi firmada, um juizado informal de conciliação foi criado na sede da antiga, e hoje já extinta Escola Pequeno Polegar. “Após todos esses anos, aqui estamos novamente falando de mediação e de conciliação. Este é um momento importante de realização para todos nós. Tudo que estamos fazendo é para as futuras gerações”, acrescentou.
O próximo passo será a capacitação dos acadêmicos que atuarão no Núcleo de Conciliação que ficará a cargo do TJAP, por meio do NUPEMEC.
Durante solenidade de assinatura do termo de cooperação entre as entidades, estiveram presentes também o corregedor-geral do TJAP, desembargador Carmo Antônio de Souza, que também é professor doutor da Faculdade CEAP; a coordenadora da Central de Conciliação, juíza Joenilda Lenzi; o diretor-geral do Tribunal de Justiça, Marcio Régio Evangelista; o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas do CEAP, Elias Salviano Farias; o coordenador do curso de Direito, Helder José de Freitas de Lima Ferreira; servidores do Judiciário, professores e acadêmicos.
Fonte: TJAP