Justiça Federal de Tocantins inscreve 600 processos em conciliações

Você está visualizando atualmente Justiça Federal de Tocantins inscreve 600 processos em conciliações
Compartilhe

Cerca de 600 processos da Justiça Federal em Tocantins (JFTO) foram incluídos na pauta de audiências da Semana Nacional de Conciliação. As audiências, que serão realizadas entre 23 e 27 de novembro na sede da Justiça Federal, em Palmas, serão conduzidas por servidores da JFTO de várias unidades que irão prestar apoio à equipe do Centro Judiciário de Conciliação (Cejuc), coordenado pelo juiz federal Adelmar Aires Pimenta.

As partes começaram a ser intimadas, por telefone, e-mail, carta e oficial de justiça. Ao receber o contato, mesmo que por e-mail ou telefone, as pessoas devem atentar às datas e horários das audiências, diz Daty Manuela, supervisora do Cejuc. “Muita gente acha que o contato é feito apenas pelos oficiais de justiça e não dá muita atenção para as outras formas (de contato)”, observou.

Na Semana da Conciliação, as audiências tratarão processos da 1ª e 2ª Vara Federal, além do Juizado Especial Federal. Foram selecionadas ações que envolvem Caixa Econômica Federal e conselhos regionais de Administração, Economia, Farmácia, Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Contabilidade, e dos Representantes Comerciais. As audiências da Caixa se referem a processos de execuções (recuperação de crédito) e ações de indenização por danos morais e materiais. Já as dos conselhos são fruto de processos de execuções por multas, atrasos e o não pagamento das anuidades.

As informações sobre a Semana da Conciliação podem ser obtidas pelo e-mail concilia.to@trf1.jus.br e pelo telefone (63) 3218-3852. O evento é um esforço concentrado para resolver, de modo pacífico e por meio de acordos, o maior número possível de processos.

Trata-se de uma campanha de mobilização anual que envolve todos os tribunais brasileiros, que selecionam os processos com maior chance de acordo e intimam as partes envolvidas para a solução do conflito. É uma das principais ações institucionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que padroniza a campanha ao apoiar as ações e promover a divulgação.

Cadastro de conciliadores – Com o objetivo de formar um cadastro de conciliadores, a Justiça Federal em Tocantins vai lançar no início de 2016 o edital de seleção para o primeiro Curso de Formação de Conciliadores Voluntários da JFTO. Todo cidadão com curso superior poderá participar e as horas em audiência contarão como atividade jurídica.

Fonte: JFTO