Está tudo pronto no Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) para a II Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que vai dos dias 13 a 17 de junho. Na Justiça do Trabalho capixaba, serão incluídos em pauta cerca de 400 processos em trâmite na primeira e segunda instância. As propostas de acordos entre patrões e empregados serão conduzidas por juízes do trabalho e desembargadores, que julgarão, em média, cerca de 80 processos por dia. As audiências serão realizadas em duas salas na sede do tribunal, no centro de Vitória.
Ao longo de abril e maio, a presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargadora Ana Paula Tauceda Branco, juntamente com o presidente do TRT-ES, desembargador José Carlos Rizk, recebeu grandes litigantes da Justiça do Trabalho como Arcellor Mittal e Samarco, que se comprometeram a entregar listas dos processos a serem submetidos a acordos com os empregados. O objetivo é que patrões e empregados firmem acordos e solucionem seus processos trabalhistas, reduzindo o número de processos que abarrotam tribunais e varas e permitindo julgamentos em prazos mais aceitáveis.
A II Semana Nacional da Conciliação Trabalhista conta com a participação dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. A campanha, que ressalta a Justiça do Trabalho como célere e acessível, está embasada no conceito de que a conciliação é fruto de um gesto de boa vontade e que todos os envolvidos participam da solução, o que está sintetizado no slogan “Conciliação: você participa da solução”.
No TRT-ES, todos os dias as audiências têm início previsto para as 13h30, com a participação da presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargadora Ana Paula Tauceda Branco, assim como da vice-presidente do Núcleo, juíza Márcia Frainer Miúra Leibel.
Fonte: TRT-ES