O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), por meio da Divisão de Áudio e Vídeo da Secretaria de Tecnologia, disponibiliza — desde o dia 17 — o sistema de chamada de voz para atendimento dos usuários. Agora, além da exibição no painel e aviso sonoro, os usuários serão chamados por voz, indicando número da senha e o guichê onde será prestado o atendimento.
A atualização do sistema atende à demanda de acessibilidade dos usuários do Judiciário sergipano que possuem algum tipo de deficiência visual ou mesmo dificuldades com leitura. “A chamada de atendimento por voz nos fóruns democratiza, é mais acessível e melhor acolhe os usuários de nossos serviços”, explicou o diretor de modernização, Adriano Leal.
A chefe da Divisão de Áudio e Vídeo, Daniela Batista Prado, destacou que a solução de atendimento por chamada de voz implantada pelo TJSE é baseada em tecnologia de software livre e de código aberto, ou seja, é um programa que pode ser executado e alterado gratuitamente pelo usuário. “Para a implantação fizemos a compatibilização com monitores/TV, CPU’s, impressoras e equipamentos já existentes nos fóruns. Além disso, já estamos realizando estudos e testes para melhorar ainda mais o sistema de chamada por voz”, comentou a servidora.
Fonte: TJSE