A versão 2.0 do Processo Judicial Eletrônico (PJe) passa a fazer parte da rotina do Poder Judiciário de Mato Grosso. A atualização do sistema foi lançada na manhã desta segunda-feira (10 de setembro), de forma inovadora, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Tribunal de Justiça (TJMT): Facebook, Instagram e Youtube. Foram três ‘lives’, direcionadas a públicos distintos, sendo a primeira às 9h para servidores das Secretarias, às 11h para público externo (advogados e membros da Defensoria Pública, Ministério Público e Procuradorias) e às 14h para magistrados e assessores, que somaram mais de três mil visualizações nas três redes sociais.
A interação foi bastante significativa, com diversas perguntas e dúvidas sobre as rotinas de trabalho de cada grupo para o instrutor do PJe, Rosivaldo Rodrigues. A jornalista e responsável pelas redes sociais do Judiciário, Ana Cristina Serra, recebia as perguntas e promovia a interação entre os internautas e o instrutor.
De acordo com o coordenador de Comunicação do TJMT, Ranniery Queiroz, a principal proposta de se fazer o lançamento da atual versão do processo eletrônico pelas redes sociais é pela nova forma de diálogo para aproximar ainda mais os usuários, além de atender as normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ampliando ao máximo todos os meios de comunicação com todo o público que utiliza e necessita do judiciário mato-grossense.
A transmissão pelas redes sociais foi um trabalho conjunto, que envolveu profissionais da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI), Coordenadoria de Planejamento (Coplan) e Coordenadoria de Comunicação, bem como o juiz auxiliar da presidencia, João Thiago Guerra. Para a Lider do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Coplan, Guimarilza Souza, a Live mostrou que o Tribunal está atento às novas tecnologias. ” Com o uso de novas tecnologias o TJMT se aproxima ainda mais do seu público interno e externo”, ressaltou.
Uma iniciativa que, segundo Ranniery, foi aprovada por aqueles que interagiram durante as transmissões ao vivo. “Foi surpreendente. Pudemos conhecer um pouco mais nosso público e vimos que temos bastante potencial para crescer nessa área de rede social e atingirmos mais e mais pessoas que tem essa curiosidade e querem interagir mais com o Poder Judiciário. Tivemos muitos agradecimentos das pessoas que participaram, inclusive perguntando e destacando essa oportunidade de terem seus questionamentos respondidos de forma direta. É um novo formato de comunicação, uma plataforma que vai crescer muito. Precisamos que as pessoas participem e sigam as redes sociais, que elas estejam atentas às dicas que vão continuar saindo nesses canais”, discorreu.
Ranniery falou que esta proximidade com o cidadão tem sido uma premissa da gestão do desembargador Rui Ramos, presidente do TJMT, e ressaltou a importância da parceria entre as áreas do TJMT que estão envolvidas para o sucesso da ação. “Temos que destacar a oportunidade que a atual gestão nos deu nessa abertura para as redes sociais para a divulgação dos produtos e trabalhos desenvolvidos pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. Também a participação da TI e das áreas afins que estão trabalhando no desenvolvimento do PJe 2.0, que é uma versão muito mais leve e mais fácil de ser utilizada”.
Para Rosivaldo Rodrigues a experiência de participar das Lives foi bastante agradável, principalmente pela participação em massa, tanto do público interno quanto externo. “Perguntaram muito sobre como fazer download do processo, sobre movimentação, questões jurídicas como processos em segredo, se a secretaria pode deliberar ou não. Foi bastante produtivo”, disse.
Nesta terça-feira (11), às 14h será realizada nova transmissão ao vivo, também pelas redes sociais, para servidores de gabinetes. As perguntas referentes aos demais públicos poderão ser respondidas nesta oportunidade.
Pela grande quantidade de perguntas, algumas não foram respondidas ao vivo, mas todas serão sanadas em lista a ser liberada no Hotsite do PJe, por meio do ‘FAQ’ (perguntas frequentes).
Demais dúvidas ou questionamentos podem ser enviados pelo canal oficial atendimento.ti@tjmt.jus.br, pelo telefone: (65) 3617-3900 ou pelo sistema de atendimento do TJMT, que é o SDM (para público interno).
Os três vídeos das lives estarão disponíveis no Canal do Youtube do TJMT.
Além disso, está disponível no Hotsite do PJe o link de autocapacitação, um ambiente de trabalho onde o usuário pode treinar, fazer testes para o manuseio do PJe. No local é possível encontrar tutoriais e vídeos que ilustram como utilizar da melhor forma a plataforma de processos on-line.
Fonte: TJMT