Acessibilidade: Justiça do PR doa 72 cadeiras de rodas para comarcas

Compartilhe

Entrega atende capital e interior. Resoluu00e7u00e3o do CNJ prevu00ea reduu00e7u00e3o de barreiras de acesso (Divulgau00e7u00e3o/TJPR)

No último dia 5, foi realizada a entrega de uma cadeira de rodas no Fórum dos Juizados Especiais em Curitiba. A ação encerra uma iniciativa da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que promoveu a entrega, com o auxílio do Departamento do Patrimônio, de 72 cadeiras de rodas a unidades judiciais da capital e do interior do Estado.

O equipamento foi recebido pela 2ª Vice-Presidente do TJPR e Supervisora-Geral do Sistema de Juizados Especiais do Paraná, Desembargadora Lidia Maejima, e pelo Juiz César Ghizoni, Diretor do Fórum. Dirigindo-se a magistrados, servidores do Departamento do Patrimônio e membros da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) presentes no evento, a Desembargadora Lidia Maejima agradeceu o apoio da Presidência e o esforço da Comissão para garantir a acessibilidade nas unidades judiciais do Paraná.
No mês de março deste ano, o Presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, havia encaminhado comunicação eletrônica aos Juízes Diretores de Fóruns de todo o Paraná, consultando-os a respeito da necessidade de disponibilização do equipamento em suas unidades. Após a manifestação de diversos magistrados, o Departamento do Patrimônio promoveu, nos meses seguintes, a entrega das cadeiras para todas as unidades que haviam solicitado.
A iniciativa consolida a política de ações promovidas pela Comissão, em conjunto com demais setores do Tribunal de Justiça, com o objetivo de tornar efetiva a inclusão de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, seguindo as orientações contidas na Resolução nº 230/2016, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Também estavam presentes na cerimônia realizada no Fórum dos Juizados Especiais a Juíza Sibele Lustosa Coimbra; a Diretora do Departamento do Patrimônio, Mariana da Costa Turra Brandão; os servidores membros da Comissão de Acessibilidade Claudia Cristina Martins Tria, Daniela Ribas Rocha, Gilberto Yoshikazu Ozawa, Renata Belle de Moura e Vivian Clavijo Beltrán Krummer; os assessores da 2ª Vice-Presidência Ângelo Massayuki Sonomura e Felipe Nery Arruda; o servidor do Departamento do Patrimônio Cauê Basso Pucci; e os servidores Osvaldo Giovani Valcanaia e Lorin Paula Mori, da Direção do Fórum dos Juizados Especiais.

Fonte: TJPR