Ações do CNJ são destaque em mais de 29 mil matérias na imprensa nacional

Compartilhe

 

A atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) teve grande repercussão na mídia nacional em 2009. Durante o ano foram publicadas 29.114 matérias citando o CNJ, nos jornais impressos e nos sites de notícias da internet. No mesmo período, as tevês veicularam 1.157 reportagens abordando a atuação do CNJ, que foi criado em dezembro de 2004, para garantir o controle, o planejamento e a transparência do Poder Judiciário.

A grande quantidade de matérias na mídia deve-se, em parte, à divulgação do trabalho do Conselho, que é feito pela Agência CNJ de Notícias. Criada em abril de 2008, pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do Conselho, a Agência veicula notícias do CNJ e de todos os tribunais do país. Formada por uma equipe de oito jornalistas, dois fotógrafos, dois programadores visuais e um estagiário em comunicação social, a Agência CNJ de Notícias, produz uma média de oito matérias por dia, cobrindo desde as sessões plenárias do CNJ realizadas quinzenalmente, até os eventos programados pelo Brasil, sejam eles da Presidência, como os mutirões carcerários, ou da Corregedoria Nacional, como as inspeções.

As matérias veiculadas no site www.cnj.jus.br são responsáveis por uma crescente demanda de jornalistas que, por telefone e por e-mail, solicitam entrevistas com os mais diversos membros do CNJ, em um atendimento médio de 10 veículos por dia. Para o conselheiro Milton Nobre, presidente da Comissão de Relações Institucionais e Comunicação do CNJ, as matérias dos jornalistas veiculadas pela Agência CNJ de Notícias e, consequentemente nos veículos de comunicação de todo o país “dão transparência ao trabalho do CNJ e democratizam a participação da sociedade. Permitem inclusive, correção de rumos”, afirma.

Segundo o conselheiro, é um equívoco dizer que o povo não sabe o que quer. “O povo sabe o que quer, mas nem tudo que está sendo feito chega ao conhecimento da sociedade. E, com a publicidade de seus atos, o CNJ está contribuindo para que a sociedade faça o seu juízo”, avalia o conselheiro.

Além da Agência CNJ de Notícias, as informações do Conselho também são veiculadas no programa Gestão Legal que vai ao ar diariamente na Rádio Justiça com entrevistas, repercussões das decisões do CNJ e resultado das inspeções, dos mutirões carcerários e outras ações do CNJ. O Programa Gestão Legal vai ao ar às 10h e pode ser sintonizada em 104,7 FM em Brasília ou pela internet (www.radiojustica.jus.br).

CNJ no You Tube – Ainda como parte da estratégia de comunicação, a Ascom disponibilizou um canal do CNJ no You Tube (www.youtube.com/cnj), que registrou o acesso de 30.517 internautas. O canal possui 800 vídeos à disposição dos interessados. São informações sobre as ações e projetos desenvolvidos pelo Conselho, notícias veiculadas em diversos canais de TV, vídeos institucionais, sessões plenárias e os principais programas, englobando 5 mil minutos de imagens. O canal é resultado de um acordo de cooperação firmado em outubro do ano passado entre o CNJ e o Google Brasil.

O vídeo institucional sobre a Conciliação, em que aparece um senhor rejuvenescendo, foi o mais acessado, com 2.472 exibições, desde que o canal entrou no ar em 1º de outubro de 2009. Em segundo lugar está o vídeo Começar de Novo, com 2.389 acessos. O pronunciamento do ministro Gilmar Mendes sobre a importância da Semana Nacional da Conciliação foi o terceiro mais acessado com 1.209 exibições e a Campanha do Programa Começar de Novo 2009 foi o quarto vídeo mais visto pelos internautas com 794 exibições.

EF/IS/EN
Agência CNJ de Notícias