- Este evento já passou.
Seminários de Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias – Pesquisas Acadêmicas Relacionadas à Primeira Infância no Brasil
12/08/2021
O Conselho Nacional de Justiça está realizando uma série de Seminários de Pesquisa Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias. No evento inaugural, realizado no dia 6 de maio, foi apresentado o panorama geral das pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias desde a perspectiva do próprio CNJ, da academia e das escolas da magistratura.
Os eventos destinam-se a magistrados, servidores do Poder Judiciário, pesquisadores, estudantes, centros de pesquisa que já realizem ou estejam buscando aprimoramento para realização de pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias. A transmissão será pelo canal do CNJ no YouTube.
Os encontros têm como objetivo estabelecer ações de divulgação e debate dos resultados alcançados junto aos magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, à comunidade científica e aos demais integrantes do sistema de Justiça sobre as pesquisas realizadas pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias, que são divulgadas por meio de relatórios técnicos, bem como fomentar o debate em torno de metodologias e estratégias de realização de pesquisas empíricas aplicadas a políticas judiciárias.
As inscrições podem ser feitas no link indicado abaixo do resumo de cada evento.
A emissão do certificado ocorre por meio do sistema de inscrições eventos.cnj.jus.br e é necessário o registro de frequência no dia do evento, por meio do link que será disponibilizado no campo de descrição da transmissão.
Resumo do Próximo Evento
12 de agosto
Pesquisas Acadêmicas Relacionadas à Primeira Infância no Brasil: Uma Descrição Bibliométrica, elaborada pelos consultores do projeto “Diagnóstico da Situação de Atenção à Primeira Infância no Sistema de Justiça”.
Apresentação de resultados da pesquisa realizada no âmbito do Projeto “Diagnóstico da Situação de Atenção à Primeira Infância no Sistema de Justiça” sob financiamento do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública e sob a parceria do Conselho Nacional de Justiça com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – e teve o objetivo de apreender o cenário de produção de conhecimentos acadêmicos sobre o tema no Brasil, com vistas a fomentar a produção e as análises da pesquisa quantitativa do supracitado Diagnóstico.
Pesquisas acadêmicas relacionadas à primeira infância no Brasil: uma descrição bibliométricaO presente estudo foi construído como uma das etapas do percurso de realização do “Diagnóstico da Situação de Atenção à Primeira Infância no Sistema de Justiça”, em conformidade com uma das ações acordadas pelo Pacto Nacional pela Primeira Infância. Trata-se de um estudo bibliométrico cujo objetivo foi apreender o cenário de produção de conhecimentos acadêmicos sobre o tema no Brasil, com vistas a fomentar a produção e as análises da pesquisa quantitativa do supracitado Diagnóstico. |
Leia a programação completa.
Assista ao evento:
Rodadas Seguintes
Discussões sobre metodologia e técnicas de pesquisas e os principais desafios na obtenção e análise de dados quantitativos e qualitativos no âmbito do Poder Judiciário.
Clique aqui para rever seminários passados e baixar apresentações