Agentes penitenciários de SC relatam obstáculos da profissão

Compartilhe

Agentes penitenciários de Joinville (SC) participaram, na semana passada, de reunião com o juiz João Marcos Buch, titular da Vara de Execução Penal de Joinville, para expor dificuldades e carências sofridas no exercício da profissão. Participaram do encontro, o segundo neste ano, cerca de 30 agentes penitenciários do presídio regional. Na primeira reunião do ano, foram recebidos agentes da Penitenciária Industrial de Joinville e parte dos agentes do presídio.

No encontro da semana passada, que durou mais de duas horas, o juiz João Bulch aproveitou a oportunidade para esclarecer o papel do Poder Judiciário e do juiz de Direito, tanto na execução penal como na corregedoria dos presídios. “Esses encontros servem para mostrar que o Judiciário, além de cuidar da correta aplicação da pena e da necessária oferta de condições dignas de vida aos detentos, está também preocupado com a situação de trabalho dos agentes, bem como com a sua devida valorização e reconhecimento”, disse o juiz.

Por outro lado, preocupado com a segurança pública e na intenção preventiva de bem informar sobre as atividades desenvolvidas, o titular da Vara de Execução Penal encaminhou carta aos detentos do Presídio Regional e da Penitenciária de Joinville. Nela, esclarece as ações praticadas em prol das melhorias, por meio da mobilização de instituições, que vão da higiene local à construção de ambulatório médico, principal reivindicação de todos, detentos e comunidade joinvilense.

Fonte: TJSC