Agosto Lilás: Tribunal do Amapá reforça combate à violência contra a mulher

Você está visualizando atualmente Agosto Lilás: Tribunal do Amapá reforça combate à violência contra a mulher
Foto: TJAP
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) lançou, em 1º de agosto, no Monumento do Marco Zero do Equador, a campanha Agosto Lilás. O objetivo é colocar em debate o combate e o enfrentamento à violência contra as mulheres em suas diversas formas. O mês é alusivo à Lei Maria da Penha, que completou 16 anos no último domingo (7/8) e é considerada uma legislação de referência em todo o mundo na luta a esse tipo de violência.

O desembargador Carmo Antônio de Souza, coordenador das Políticas de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, disse que é fundamental a união de todas as instituições. “A participação da rede de parceiros e de toda sociedade é essencial para que a campanha seja exaustivamente debatida e haja uma contribuição efetiva para o enfrentamento à violência, a fim de promover maior conscientização entre todas as pessoas. Faremos um trabalho durante todo o mês de agosto no sentido de mostrar a todos a importância de denunciar casos de violência contra as mulheres.”

A comandante-geral da Polícia Militar do Amapá, coronel Heliane Braga, afirmou que a população não deve ficar calada diante dos crimes que são cometidos diariamente. “Não podemos aceitar nenhum tipo de violência contra nós, vamos nos unir e para que estes números assustadores possam parar de crescer. Vamos implantar ainda este mês o Projeto Patrulha Maria da Penha, que se apresenta hoje, como uma das medidas de proteção mais eficaz, visto que está em contato direto com a mulher em situação de violência.”

A cerimônia contou ainda com apresentação do espetáculo teatral “Espelhos”, uma produção do Grupo de Teatro Maré voltado a temas que retratam o perfil de várias mulheres no seu dia-a-dia. Ao final, o Marco Zero do Equador foi iluminado na cor lilás para reafirmar o compromisso de todas as instituições com a campanha Agosto Lilás.

Ligue 180

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países. O 190 é da Polícia Militar do Amapá.

Fonte: TJAP

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais