Concentração e curiosidade. Sentimentos percebidos no rosto de cada jovem que acompanhava a palestra proferida pelo desembargador Carmo Antônio. Para muitos desses estudantes, esta é a primeira visita ao
prédio do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). Os adolescentes, estudantes da Rede Pública de ensino, participaram da palestra por meio de um projeto do Centro Franco-Brasileiro, uma Instituição pública que está preocupada com o futuro profissional desses jovens e buscou a parceria do Tribunal para que os estudantes pudessem conhecer o funcionamento da Organização do Poder Judiciário.
Durante a palestra, o Desembargador explanou aos estudantes temas como “O que é o Poder Judiciário”, “Como ele é composto”, “Qual o seu funcionamento dentro da estrutura dos Poderes, comparando com o Executivo e Legislativo”, e ainda falou aos alunos sobre “A carreira profissional tanto de servidores quanto de magistrados”.
Os estudantes acompanharam atentamente a palestra e ainda fizeram perguntas e tiraram dúvidas. “Sem dúvida, para estes adolescentes, é um momento único e uma experiência extremamente importante nesta fase da vida deles, pois, definir sua vocação profissional requer muita clareza e entendimento em relação à área de trabalho que querem seguir no futuro”, ressaltou o Desembargador Carmo Antônio.
Ao término da palestra, os estudantes do Centro Franco- Brasileiro percorreram Gabinetes, Departamentos e Assessorias do Tribunal, onde puderam conversar com Magistrados e servidores e conhecer um pouco mais sobre as atividades do Judiciário Amapaense.
Meta 4 do CNJ – A visita dos estudantes ao Tribunal de Justiça contribui para que o Judiciário Amapaense atinja a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que propõe a implantação pelos Tribunais de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do
Poder Judiciário em escolas ou qualquer outro espaço público.
O Assessor de Planejamento e Organização do TJAP, Augusto César Nery, disse que, ao longo de 2011, a Justiça do Amapá implementou um programa denominado “Visibilidade e Transparência”, que tem exatamente o objetivo do alcance da Meta 4, que é uma meta de caráter continuado. “Nosso primeiro passo ao implantarmos o Programa Visibilidade e Transparência foi chamar as Faculdades e Instituições de Ensino Superior para conhecerem o Tribunal de Justiça. O objetivo agora é ir até as Escolas Fundamentais para darmos prosseguimento a essa Meta de aproximação da comunidade ao Judiciário”, ressaltou.
As visitas técnicas de acadêmicos ao Tribunal de Justiça do Amapá já estão agendadas para este semestre. E confirmam mais uma vez o interesse da população em querer conhecer as atividades do Judiciário.
Do TJAP