Braço do Norte (SC) desenvolve projeto de mediação de conflitos escolares

Compartilhe

A comarca de Braço do Norte (SC) desenvolve, desde 2011, um projeto de mediação de conflitos escolares – MediAÇÃO Jovem. Desenvolvido pelas psicólogas Daniella Wiggers Wessler e Kassiana da Silva Elias, com base em plano original escrito por Elaine Zapellini, o projeto foi implantado pela primeira vez na Escola de Educação Básica Dom Joaquim, naquele município.

Segundo Edna Wernke Niehues, oficial da Infância e Juventude da comarca de Braço do Norte, havia muitas reclamações de diretores de escolas sobre conflitos entre os alunos, inclusive casos de bullying. Além disso, foi detectada a necessidade de instruir professores e funcionários sobre a diferença entre ato infracional e indisciplina escolar.

Na última terça-feira, dia 7 de agosto, foi realizada a formatura da segunda turma de alunos mediadores da Escola de Educação Básica Miguel de Patta, em Grão Pará (SC). E na quarta-feira (8) estava prevista cerimônia de colação em uma escola do município de Braço do Norte.

Para este semestre, a equipe deverá levar o projeto a duas novas escolas. Sua duração em cada unidade de ensino é de aproximadamente seis meses. Após esse período, as psicólogas assessoram os alunos e professores quinzenalmente para que os colégios possam dar continuidade ao trabalho.

“Todas as escolas públicas da comarca deverão receber o projeto. Posteriormente, deverá ser realizada uma pesquisa para diagnosticar a eficácia do projeto e se este diminui a demanda dos processos de ato infracional na comarca”, informa Edna Wernke Niehues.

Do TJSC