Casamento comunitário une 35 casais em Olinda Nova, no Maranhão

Compartilhe

A Comarca de Olinda Nova do Maranhão realizou, nesta quarta-feira (5/2), uma etapa do projeto Casamento Comunitário. A solenidade ocorreu no Ginásio Manoel Nogueira de Castro e contou com a participação de 35 casais inscritos. De acordo com a juíza Anelise Nogueira Reginato, titular da comarca, todos os atos de registro civil necessários à realização do Projeto Casamentos Comunitários, organizado pelo Poder Judiciário do Maranhão, foram gratuitos.

Além da magistrada, que promoveu a cerimônia, o juiz Karlos Alberto Ribeiro Mota, titular de São Vicente Férrer, auxiliou na celebração dos casamentos. “Foi uma solenidade bonita, com marcha nupcial, entrada das noivas, e telão com fotografia de todos os casais. Tivemos ainda uma festa com recepção para os noivos e convidados, bem como a benção do padre da Igreja Católica e do pastor da Igreja Evangélica”, destacou a juíza Anelise Reginato. Ela destacou, ainda, o empenho da secretária municipal de Assistência Social, Rosenilde Costa Amaral.

Entre as autoridades que participaram do casamento, o prefeito de Olinda Nova, Edson Barros Costa Júnior, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Robson da Pampa, e a titular do cartório da cidade, Eliane Sousa. O destaque da cerimônia foi o casamento de Antônio de Lisboa Costa Serra e Maria de Jesus Gomes Soares, que estão juntos há 48 anos.

Dificuldades – As inscrições para este casamento, realizadas no mês de novembro de 2013, estavam sendo feitas no Cartório Extrajudicial de Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Matinha porque a serventia de Olinda Nova ainda não havia sido instalada. Por essa razão, o período de inscrições foi prorrogado. “Algumas pessoas estavam tendo dificuldades para se deslocar até a Comarca de Matinha, por isso resolvemos prorrogar o prazo por mais uma semana, para que os noivos pudessem fazer suas inscrições aqui mesmo na comarca”, explicou Anelise Reginato.

A celebração da união é gratuita para os noivos, atendendo ao principal objetivo do projeto Casamentos Comunitários, que é garantir o direito à oficialização da união de casais que não possuem renda para arcar com os custos de um casamento. Esse projeto foi instituído em 1999, pelo desembargador Jorge Rachid.

Fonte: CGJ-MA