Uma forma rápida e prática de esclarecer dúvidas frequentes por meio da automação de tarefas repetitivas. Assim é o serviço Chatbot Telegram SISUMF, da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), lançado há pouco mais de um mês com o intuito de agilizar o atendimento das demandas encaminhadas pelos usuários da Justiça ao órgão.
A ferramenta é um software que estabelece uma conversa inicial entre o usuário e um programa de computador – no caso da UMF, por meio do aplicativo Telegram – fornecendo informações inerentes a muitas situações comuns a várias pessoas que buscam esclarecimentos da unidade. O chatbot possibilita a automatização do processo de atendimento feito pela Unidade de Monitoramento Carcerário e é uma ferramenta que já faz parte das operações de inteligência artificial de muitas empresas e instituições no mundo.
O servidor da Divisão Estrutural Técnica da UMF, Jesus Martins, responsável pela proposição do projeto, explicou que a iniciativa integra um plano de mudanças e implementações nas bases estruturais e digitais que compõem a unidade, com o objetivo de buscar a melhoria do atendimento ao usuário final e aumento de produtividade da UMF, com uma solução tecnológica prática e de custo zero. De acordo com ele, o chatbot é trabalhado em 3 eixos: solicitante de dados; dados da fiscalização; e anexos – imagens, documentos etc.
O Telegram foi a plataforma escolhida pelo TJMA para implementação do projeto, tendo em vista ser uma ferramenta já regulamentada junto à instituição, facilitando o processo de construção e garantindo a solidez a longo prazo do projeto.
Fonte: TJMA