CNJ e Secretaria de Direitos Humanos ajudam crianças vítimas das enchentes no Rio de Janeiro

Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República começam, nesta quarta-feira (19), a trabalhar em conjunto no atendimento às crianças sobreviventes das enchentes na região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

 

O juiz auxiliar da Presidência do CNJ Reinaldo Cintra e a ministra Maria do Rosário percorrem os municípios atingidos com o objetivo de verificar a situação das crianças para, em seguida, junto às autoridades locais, definir as providências que serão adotadas.

A prioridade é promover a aproximação entre as crianças e os pais, parentes ou amigos da família. Se isso não for possível, a alternativa será o encaminhamento delas para adoção. O trabalho do CNJ e da secretaria também envolve a atenção psicológica às crianças para a superação de possíveis traumas e outros reflexos da tragédia.

O trabalho conjunto resulta de convite feito pela ministra Maria do Rosário ao juiz Reinaldo Cintra, que, no CNJ, coordena uma ação nacional voltada à garantia dos direitos dos adolescentes em conflito com a lei que cumprem medidas socioeducativas.

Jorge Vasconcellos
Agência CNJ de Notícias