Em cumprimento ao disposto no § 2º do Artigo 3.º da Resolução N. 70, de 18 de Março de 2009, listamos abaixo as competências sugeridas como requisito ao funcionamento do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica, ou unidade similar, instituído por meio da Resolução N. 49, de 18 de Dezembro de 2007.Essa Unidade tem por funções prestar consultoria ao Corpo Diretor do Tribunal para implementação, operacionalização e gestão do planejamento estratégico, assessorando nas atividades relacionadas à gestão do planejamento, incluindo o gerenciamento de projetos, a otimização de processos de trabalho e ao acompanhamento de dados estatísticos.

Gestão do Planejamento e Gerenciamento de Projetos

  • Assessorar na elaboração e atualização periódica do planejamento estratégico do Tribunal;
  • Implantar e realizar a gestão do planejamento estratégico do Tribunal;
  • Acompanhar e avaliar o cumprimento das metas estratégicas da organização;
  • Vincular os trabalhos ao escritório de projetos que deverá padronizar roteiro de planejamento e acompanhamento de projetos;
  • Participar do processo de elaboração da proposta orçamentária e orientar sobre prioridades do planejamento estratégico.
  • Manter portfólio de projetos estratégicos visando fornecer informações rápidas sobre as iniciativas estratégicas em curso supervisionando a gestão destas iniciativas;
  • Promover ações de sensibilização para o planejamento estratégico;
  • Assegurar o alinhamento de todas as unidades de apoio à estratégica como as áreas de Orçamento, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Promover a divulgação de ações e resultados referentes ao planejamento estratégico;
  • Coordenar, em conjunto com a área de Gestão de Pessoas, programa de capacitação contínua de magistrados e servidores para a coordenação e operacionalização do planejamento estratégico e gestão de projetos;
  • Incentivar o reconhecimento institucional das melhores práticas e inovações organizacionais; · Manter intercâmbio com outros tribunais em assuntos relacionados ao planejamento estratégico;
  • Promover a troca de experiência entre os Tribunais identificando e compartilhando melhores práticas;
  • Informar ao Departamento de Gestão Estratégica do CNJ as iniciativas de administração bem sucedidas que podem ser compartilhadas com outros tribunais a partir de iniciativas de divulgação de boas práticas pelo CNJ.

Otimização de Processos de Trabalho

  • Prestar consultoria em gestão de processos de trabalho;
  • Assessorar na elaboração, implantação e acompanhamento de projetos de racionalização de métodos e processos de trabalho;
  • Prestar consultoria para implantação e acompanhamento de sistemas de gestão da qualidade;
  • Promover estudos e elaborar propostas de definição da estrutura orgânica do Tribunal;
  • Assessorar na elaboração de normas, procedimentos, regulamentos, manuais e demais instrumentos operacionais de trabalho;
  • Promover intercâmbio com outros tribunais em assuntos relacionados à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho;
  • Promover a divulgação de ações e resultados referentes à gestão da qualidade e à gestão de processos de trabalho.

Acompanhamento de Dados Estatísticos

  • Atualizar, periodicamente, o Sistema de Estatística do Poder Judiciário, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça;
  • Elaborar e divulgar o Boletim Estatístico;
  • Atender ao público, interno e externo, quanto a solicitações de informações estatísticas;
  • Elaborar e divulgar indicadores estatísticos;
  • Demonstrar, analiticamente, a evolução dos dados estatísticos;
  • Elaborar tabelas e gráficos demonstrativos para orientar as conclusões ou o processo de tomada de decisões;
  • Manter os dados estatísticos permanentemente atualizados;
  • Calcular, anualmente, a taxa de desempenho relativo a processos julgados do ano anterior, e, em seguida fazer projeção para o período dos quatro anos seguintes;
  • Elaborar, mensalmente, relatório comparativo entre a meta prevista e a realizada dos julgados.