Conciliação no Paraná realiza mais de 1900 audiências

Compartilhe

 

Encerra-se nesta sábado (8/12), Dia da Justiça, a Semana da Conciliação, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça a fim de estimular essa prática nas Justiças Estaduais, Federal e Trabalhista.  Em todo o Estado houve grande mobilização antes e durante a Semana. Segundo o desembargador Valter Ressel "esse é o caminho para a construção de uma convivência mais pacífica", como afirma a ministra Ellen  Gracie, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal.

O encerramento será marcado por "mutirões de conciliação", das 8h30 às 12 horas, em várias comarcas do Paraná, em especial no Fórum Cível de Curitiba, restringindo-se, porém, o atendimento às partes e advogados envolvidos nas audiências de conciliação. Não haverá prestação de serviços rotineiros nos cartórios.

No Fórum Cível da Capital,  será tentada a conciliação nas ações contra Bancos, envolvendo poupança e financiamentos habitacionais, bem como cobranças de condomínios, que constituem grandes lotes em tramitação.

Estão previstos ainda mutirões no Litoral (Matinhos, Guaratuba e Antonina), onde acontecerão conciliações,especialmente em ações sobre  IPTU e cobranças de condomínio. Em comarcas de todas as regiões do Estado também acontecerão mutirões neste sábado, como em Campina Grande do Sul, Ibaiti e Realeza.     

Até o quarto dia da Semana aconteceram das 2.657 audiências designadas, aconteceram 1.901, enquanto que o de acordos homologados chegou a 643.

No âmbito criminal, as audiências marcadas foram 359, com 308 realizadas, 108 sentenças homologatórias de transação penal e 377 composições civis.  O valor dos acordos já atingiu a soma de R$ 2.449.124,33, chegando a 3.185 o número de pessoas atendidas.

Somente na quinta feira, foram designadas 1.108 e realizadas 865 audiências de conciliação, com 282 acordos cíveis homologados.  Em relação às audiências criminais, foram designadas no mesmo dia 172 e realizadas 155, resultando em 48 sentenças homologatórias de transação penal e 32 composições civis.  A soma dos valores acordados foi de R$ 390.450,60 com  2.122 pessoas atendidas. 

(Fonte: Assessoria de Comunicação do TJPR)