Terça, 02 de Dezembro de 2008 | |
A Semana Nacional pela Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, está ocorrendo, em média, a cada 15 minutos uma audiência nas Varas Trabalhistas. No primeiro dia de atividades, foram registradas 417 audiências, com 165 acordos homologados. Segundo a Comissão Permanente de Conciliação, no primeiro dia de atividades ocorreram 100% das audiências agendadas para as Varas de Bacabal, Pinheiro, Balsas, Barra do Corda, Estreito e Juízo Auxiliar da Execução. |
Apenas em Barreirinhas e Presidente Dutra não houve designação de audiências para ontem (1º). Na 1ª VT de São Luís o índice de audiências realizadas alcançou 96%; em Santa Inês (92%); em Timon (89%); na 5ª Vara de São Luís (79%); e em Pedreiras (67%). Além de Estreito, na VT de Timon em todas as audiências ocorridas houve acordo. O número de atendimentos na JT-MA chegou a quase mil pessoas.
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Gerson de Oliveira, considerou satisfatório o resultado do primeiro dia da Semana, quando a Justiça do Trabalho no Maranhão arrecadou mais de R$ 600 mil, dentre os quais R$ 127.330,00 foram arrecadados em conciliações na Vara do Trabalho de Estreito, no Sul do estado. Na oportunidade, o presidente elogiou as atividades que vêm sendo desenvolvidas pelos juízes e parabenizou os servidores da JT-MA pelo empenho e dedicação dispensados aos interesses da instituição.
O presidente do TRT reconhece que o número de juízes trabalhistas e servidores é insuficiente para a quantidade de processos existentes, mas acredita que o concurso público para provimento de cargos de juízes substitutos que está em andamento e o concurso para servidores, cujo edital está previsto para fevereiro próximo, irão contribuir para a solução do problema.
A diretora do Fórum Astolfo Serra e juíza titular da 4ª VT de São Luís, Solange Cristina Passos de Castro, disse que os empregadores têm atendido à convocação da Justiça do Trabalho (JT) e participado da Semana da Conciliação. “Estamos alcançando 50% de acordo em nossas audiências”, acrescentou a magistrada.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-MA