Conciliação: Blitz educativa divulga 3ª Semana em Tocantins

Compartilhe
Quinta, 27 de Novembro de 2008

Para informar a população sobre a importância da conciliação e difundir a cultura do diálogo, o Poder Judiciário do Tocantins realizará na próxima sexta-feira (28/11), blitz educativa para divulgar a 3ª Semana Nacional pela Conciliação, que acontece em todo o país de 1º a 5 de dezembro.

Em Palmas, a blitz será realizada na Avenida Theotônio Segurado, em frente à Superintendência da Polícia Federal, com informações sobre a conciliação e distribuição de cartilhas. Servidores do Fórum de Palmas e Tribunal de Justiça participam do movimento. Juízes e servidores de Guaraí e Colinas também fazem concentração na cidade para divulgar o mutirão de audiências.

Este é o terceiro ano consecutivo que a Semana Nacional pela Conciliação é realizada no Estado e de acordo com o juiz coordenador do movimento, Adhemar Chúfalo Filho, para a edição deste ano estão agendadas 2.230 audiências, que acontecerão nas comarcas de Araguaína, Gurupi, Guaraí, Colinas, Palmas, Tocantinópolis, Pedro Afonso, Natividade, Porto Nacional, Palmeirópolis e Paraíso. Essa é a maior adesão que o Movimento já recebeu no Tocantins.

A Semana Nacional pela Conciliação faz parte das ações do Movimento pela Conciliação, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e envolve todas as esferas do Judiciário Brasileiro. É um movimento permanente que incentiva a cultura do diálogo e promove a pacificação social.

A conciliação é um fator importante para a sociedade, pois resolve efetivamente o conflito. O poder de decidir qual a solução para os processos deixa de ser do juiz e passa para as partes do processo, por meio de uma intermediação autorizada e reconhecida pelo Estado. Os benefícios dessa prática são muitos. Entre eles está a redução do número de conflitos litigiosos, do tempo para a análise dos processos e o cidadão tem com mais rapidez a resposta definitiva ao caso que o levou a procurar à Justiça.

Fonte: Assessoria de Comunicação TJTO