Conciliação: Mato Grosso do Sul faz estimativa de audiências para Semana Nacional

Compartilhe
Sexta, 21 de Novembro de 2008

Levantamento preliminar realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul mostra que o número de audiências agendadas já passou da marca dos 4.700. Somente em Nova Andradina  serão em torno de 200 audiências. Costa Rica é outra comarca que atingiu um número animador: 91 audiências.  A comissão coordenadora da Semana da Conciliação, que será realizada em todo o Brasil de 1º a 5 de dezembro, está empenhada em divulgar o evento e trazer para a  Semana o maior número possível de julgamentos. As partes tiveram até o dia 14 de novembro para agendar as audiências.  

Os dados de São Gabriel do Oeste também refletem a nova cultura da conciliação: são 158 na vara única e 29 nos juizados. Dados da comarca de Terenos também estimulam a preparação do evento, pois lá existem 80 audiências agendadas. Como as comarcas citadas, outras ainda estão finalizando a contabilização do número de audiências e de servidores envolvidos.  

Movimentação – Findo o prazo para agendamento das audiências, os cartórios começam se preparar para a Semana  Nacional pela Conciliação , promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Fátima do Sul, uma portaria baixada nesta quarta-feira (19 /11 ) estipula os dias 3 e 4 de dezembro para as conciliações.   

A determinação da juíza Ana Carolina Farah Borges da Silva, diretora do Foro, foi adotada em razão de os juízes titulares daquela comarca estarem de férias neste período e serem os dias 3 e 4 os únicos disponíveis para o juiz em substituição, já que este também fará conciliações na vara onde é titular.  

No dia 3 de dezembro as audiências serão realizadas das 13 às 17h e no dia 4, das 8 às 11h. Conciliadores e juízes leigos do juizado especial serão convocados para auxiliar nas audiências de conciliação. Os representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública locais já foram intimados da data firmada e as salas de audiência da 1ª e 2ª Varas e Juizado Especial, além do plenário do Tribunal do Júri, foram disponibilizados para as conciliações. 
   

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJMS