Conselheiro do CNJ Milton Nobre participa da Semana Nacional da Conciliação em Goiânia

Compartilhe

Ao saudar a população goiana nesta segunda-feira (29/11), no Centro de Convenções de Goiânia, durante a  5ª edição da Semana Nacional da Conciliação, o conselheiro Milton Nobre, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), elogiou a organização e o empenho dos magistrados goianos na realização do evento e afirmou que a conciliação promovida pelo Judiciário em todo o Estado é exemplo para o País. Segundo Milton Nobre, o CNJ é apenas “catalisador” das boas práticas e ideias desenvolvidas com a finalidade de atender os anseios sociais.

“O Judiciário goiano está nos dando uma grande e preciosa lição no que se refere à conciliação. Estou satisfeito e impressionado com tamanha dedicação e fluência de pessoas unidas em torno de ações conciliatórias com alcance social ímpar. Esse é o espelho da verdadeira Justiça, aquela que está próxima do povo e é sensível às suas necessidades”, pontuou, lembrando que Goiás é um dos três finalistas do 1º Prêmio Nacional da Conciliação, promovido pelo CNJ.
 Participaram ainda da solenidade de abertura da quinta edição da Semana Nacional de Conciliação em Goiânia o governador do Estado de Goiás, Alcides Rodrigues, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, representantes da Procuradoria Geral do Estado, do Ministério Público, dos Correios e da Prefeitura de Goiânia.

 O juiz Fernando Ribeiro Montefusco, presidente da Comissão do Movimento pela conciliação em Goiás, afirmou que, após cinco edições do projeto, os parceiros estão mais conscientes da importância e do papel da conciliação e têm se unido num esforço concentrado para que todos os cidadãos sejam atendidos em tempo hábil. “As audiências estão fluindo sem tumulto e a cada ano nos aperfeiçoamos mais para que nosso objetivo final seja alcançado: a satisfação da população e a resolução de suas pendências”, acentuou, ao explicar que foram montadas bancas de conciliação para atendimentos de questões bancárias, tributárias, previdenciárias, entre outras.

O magistrado acredita que sejam atendidas somente nesta segunda-feira (29), no Centro de Convenções de Goiânia, aproximadamente 3.500 pessoas que agendaram previamente as audiências. Contudo, lembra que das 200 bancas conciliatórias, 20 são destinadas aos cidadãos que são partes em processos, mas não foram intimadas e desejam resolver suas pendências. “Pretendemos atender bem a população de uma forma geral, por isso reservamos 20 bancas para aqueles que não foram intimidados. O Judiciário passa por um momento de transformação e essa mudança de mentalidade ocorreu porque houve provocação da própria sociedade”, esclareceu.

Já o juiz Enyon Fleury de Lemos, auxiliar da Presidência do TJGO que está a cargo das audiências e questões relativas ao DPVAT, salientou que nesta manhã os atendimentos transcorreram na mais absoluta normalidade e afirmou que 100% das intimações foram cumpridas. A expectativa, conforme informou o magistrado, é de que cerca de 800 pessoas sejam atendidas neste primeiro dia da semana de conciliação. “Acreditamos que vamos superar um índice de 70% de acordos. Para as audiências do DPVAT já foram designados 25 médicos peritos e todos serão atendidos em tempo real com celeridade e dignidade”, assegurou.

Fonte: TJGO