Conselheiro Jorge Hélio acompanha semana da Conciliação no RN

Compartilhe

O Conselheiro Jorge Hélio Chaves de Oliveira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acompanhou os trabalhos da Semana Nacional da Conciliação no Rio Grande do Norte e destacou a necessidade de se acabar com a cultura da litigância no país – principalmente nas faculdades de direito, conforme observou.  “Litigar é diferente de buscar a Justiça”, afirmou, durante sessão plenária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

Segundo o conselheiro, uma das iniciativas que mais o impressionou no estado, ao longo das audiências de conciliação que estão sendo realizadas, foi a parceria firmada entre o TJRN e o Banco do Brasil para permitir a acordos em processos que tenham o banco como parte. “Estou muito feliz como juiz e, principalmente, como cidadão ao ver uma instituição como o Banco do Brasil, tão resistente a conciliação, querendo fazer acordos”, enfatizou.

O Conselheiro também ressaltou as funções do CNJ e falou de sua preocupação com o atendimento ao jurisdicionado na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo ele, existe a necessidade urgente do TJRN promover concurso para magistrados. Jorge Hélio afirmou, ainda, que levará da justiça estadual do Rio Grande do Norte as melhores impressões possíveis. “Encontrei no Fórum Miguel Seabra Fagundes uma comunidade engajada com a conciliação”, disse, ao elogiar o trabalho que está sendo realizado por desembargadores, juízes e servidores do TJRN.

A Semana Nacional da Conciliação está sendo promovida pelo CNJ em todos os tribunais do país, com o objetivo de disseminar a prática da resolução de conflitos por meio da conciliação. As audiências estão sendo realizadas, de forma concentrada, até a próxima sexta-feira (03/12).

 

Da Ascom/TJRN