Coordenação dos Juizados Especiais discute criação de mais seis unidades em Fortaleza (CE)

Você está visualizando atualmente Coordenação dos Juizados Especiais discute criação de mais seis unidades em Fortaleza (CE)
Compartilhe

A Coordenação do Sistema dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública, que tem como presidente o desembargador Paulo Camelo Timbó, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), realizou reunião executiva nesta quarta-feira (8/6). Em pauta, a criação de seis unidades de Juizados Especiais (JECCs) para a Comarca de Fortaleza. Participaram do encontro, os juízes Carlos Henrique Garcia de Oliveira e Mário Parente Teófilo Neto. Os magistrados debateram sobre as novas áreas de jurisdições dos JECCs, alteradas com a implantação da 21ª, 22ª, 23ª, 24ª, 25ª e 26ª unidades. As novas áreas foram baseadas na densidade demográfica de algumas regiões.

A divisão resultou de estudo realizado pela coordenação dos Juizados. “Alguns anexos serão transformados em unidade titulares. O objetivo é trazer maior agilidade à tramitação processual”, afirmou Carlos Henrique Garcia.

A criação das novas unidades tem que ser levada à apreciação do Pleno. “Já foi aberto edital para os juízes interessados na titularidade desses juizados”, acrescentou.

A coordenação realiza reuniões mensalmente para discutir as formas de cumprir às recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O regimento interno está em fase de elaboração.

O grupo é formado também pelos juízes Heráclito Vieira de Souza Neto, Paulo de Tarso Pires Nogueira e José Maria dos Santos Sales. A desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda é suplente de presidente.

As principais atribuições do órgão são estabelecer rotinas para conciliação e promover encontros regionais e estaduais de juízes do Sistema de Juizados Especiais. Tem ainda a função de propor convênios com entidades para possibilitar correta aplicação e fiscalização de penas e medidas alternativas e atendimento aos usuários de drogas.

A designação dos integrantes foi feita por meio da Portaria nº 1772, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de 17 de janeiro deste ano. A Coordenação foi criada pela Resolução nº 15, publicada no DJE em 13 de outubro de 2010.

Fonte: TJCE