Corregedoria do Ceará implanta controle para a Semana da Conciliação

Compartilhe
Quarta, 12 de Novembro de 2008

A Corregedoria Geral da Justiça do Ceará, responsável pela coordenação da atuação das comarcas do interior do Estado, tornou disponível na intranet do Poder Judiciário do Estado um link para o Sistema de Controle de Conciliação (SCONC), com tela para informação da quantidade de audiências cíveis e criminais agendadas para o período da Semana Nacional da Conciliação, programada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o período de 1º a 5 de dezembro do corrente ano. O link também informa o nome dos juizes de Direito que atuarão na realização de audiências durante o movimento.

Através de ofício circular, o corregedor geral da Justiça, desembargador José Cláudio Nogueira Carneiro, informa que durante a Semana a Corregedoria prestará informações e dará o suporte necessário durante a realização dos trabalhos. O magistrado, na comunicação aos juízes, destaca o excelente desempenho registrado pela Justiça cearense, durante dois anos consecutivos, “onde a atuação positiva das comarcas do interior do Estado foi determinante para o destaque da Justiça do Estado do Ceará a nível nacional”.

O corregedor conclama os juízes para, novamente, aderirem ao movimento durante a Semana da Conciliação, em sua terceira versão, “adotando, no âmbito de suas competências, as providências necessárias à boa execução dos trabalhos, ministrando palestras ou procedendo a divulgação junto a comunidade sobre a Semana da Conciliação, bem como relacionando os processos a serem apreciados no período de 1º a 5 de dezembro próximo”.

O Tribunal de Justiça do Estado realizou, em 2007, um total de 22.324 audiências conciliatórias, resultando no fechamento de 11.568 acordos celebrados entre as partes envolvidas em litígios, representando 51,82% de adesões a conciliação. O total de acordos fechados garantiu ao Ceará a primeira colocação entre todos os Tribunais de Justiça do País.

Fonte: Assessoria de Imprensa TJCE