Na última semana (8/3) a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) lançou a campanha para a realização de mutirões com o objetivo de impulsionar os procedimentos processuais nas secretarias das Varas Cíveis e Criminais e nos Juizados Especiais das Comarcas de Mato Grosso.
Segundo o coordenador da Secretaria da CGJ, Lusanil Egues da Cruz, alguns critérios foram estabelecidos para a realização de mutirões nas unidades judiciais. “Vamos trabalhar nas Varas que já passaram por correições ordinárias e receberam recomendações para adequar os trâmites processuais. Os servidores vão focar as atividades para impulsionar procedimentos como juntadas de processos, autuações, expedição de correspondências e publicações oficiais, entre outros”, explica.
O coordenador informa que outro critério estabelecido visa contemplar as Comarcas com maior número de processos em tramitação como Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Tangará da Serra e Rondonópolis e lembra que em algumas Varas os trabalhos já foram iniciados.
Início dos trabalhos – No dia 27 de fevereiro os mutirões foram iniciados na Vara de Violência Doméstica de Várzea Grande, onde até o momento foram impulsionados 1.850 processos, e na Sétima, Nona e Décima Terceira Varas Cíveis de Cuiabá.
Mutirões também serão realizados nas unidades judiciais de Comarcas onde ao longo do ano a Corregedoria detectar situações críticas, com número expressivo de processos que estão paralisados e que tenham número de servidores reduzidos.
“Estamos recebendo apoio de diversas Varas, com servidores se colocando à disposição para participar dos trabalhos nas unidades que receberão os mutirões”, afirma Lusanil Cruz. Os interessados poderão se inscrever no Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi).
Da CGJ-MT