Corregedoria planeja medidas para reduzir congestionamento processual

Você está visualizando atualmente Corregedoria planeja medidas para reduzir congestionamento processual
Compartilhe

A corregedora-geral da Justiça do Maranhão, desembargadora Anildes Cruz, coordenou reunião de trabalho com os juízes auxiliares da Corregedoria e servidores da Comissão Sentenciante, na segunda-feira (1º/2). O alinhamento das ações estratégicas da Corregedoria com o planejamento do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e o aprimoramento do Provimento 25/2014, que criou a Comissão Sentenciante foram os assuntos em pauta.

Os juízes corregedores apresentaram à corregedora um Plano de Ações para impulsionar os processos paralisados nas unidades de maior congestionamento a partir dos trabalhos da Comissão Sentenciante Itinerante. Segundo o juiz coordenador de Planejamento Estratégico da CGJ, Gladiston Cutrim, as metas inseridas no plano apresentado estão inteiramente alinhadas aos objetivos estratégicos do TJMA.

O projeto abrange todo o estado. Serão priorizadas, porém, unidades com maior taxa de congestionamento. Um diagnóstico inicial será realizado na unidade judicial atendida com base em dados do acervo geral, processos conclusos (há mais de 100 dias), Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), taxa de congestionamento e gráfico comparativo de dados com outras unidades, entre outros aspectos.

Ao término dos trabalhos, será elaborado relatório final com gráficos comparativos da situação anterior e atual da unidade jurisdicional envolvida, bem como uma breve análise do ambiente organizacional, sugerindo, quando necessário, apoio de outros setores do Judiciário. “Ampliar o acesso à Justiça, propiciar maior agilidade nos trâmites dos processos judiciais e priorizar o julgamento dos maiores litigantes e demandas repetitivas, são algumas das metas centrais alinhadas ao planejamento do Tribunal de Justiça do Maranhão e do Conselho Nacional de Justiça para melhor obtenção de resultados”, ressaltou o juiz Gladiston Cutrim.

Fonte: CGJ-MA