Corregedoria realiza semana de conciliação em Belo Jardim

Compartilhe

A Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realiza a I Semana de Conciliação da Comarca de Belo Jardim, de 24 a 28 de março, com o objetivo de promover a conciliação como gestão de rotina cartorária nas unidades, reduzindo o tempo médio de duração dos processos e a taxa de congestionamento.

O corregedor-geral da Justiça, Eduardo Augusto Paurá Peres, com o apoio da Presidência do TJPE, verificou que a 1ª Vara da Comarca de Belo Jardim conta com acervo de 7.035 processos, estando 3.089 conclusos, e a 2ª Vara da mesma comarca conta com acervo de 5.644 processos, estando 2.112 conclusos, números que indicam substancial acúmulo e volume excessivo de serviços nas serventias. Belo Jardim fica a 184 quilômetros de Recife.

Durante a ação, uma equipe especial do órgão vai colaborar com mais duas juízas assessoras e servidoras do Núcleo de Apoio aos Juízes (NAJ). “A conciliação é um meio alternativo de solução de conflitos que, além de trazer inúmeros benefícios às partes, desafoga o judiciário e possibilita uma prestação jurisdicional célere e eficaz, sendo de capital importância a difusão da cultura da conciliação como busca da paz social”, explicou o corregedor Eduardo Paurá. A Corregedoria-Geral da Justiça tem como funções principais a orientação e fiscalização dos serviços judiciais em todo o estado.

O juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Belo Jardim, Hugo Castro Jiménez, vai conduzir e supervisionar as audiências criminais e cíveis da pauta, sendo auxiliado pelos servidores e voluntários, que vão atuar como conciliadores no evento. A Semana acontece no Fórum da Comarca de Belo Jardim Desembargador João Paes, com a realização das audiências conciliatórias, no horário das 8h às 18h. A ação ocorre com as parcerias essenciais da Defensoria Publica, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Belo Jardim.
Fonte: CGJ-PE