Corregedoria volta ao Amazonas para verificar processos

Compartilhe

Integrantes da Corregedoria Nacional de Justiça estão de volta ao Judiciário do Amazonas esta semana para verificar se as unidades judiciárias e administrativas da Justiça Comum Estadual, incluindo os cartórios extrajudiciais, sanaram deficiências verificadas na inspeção realizada pela corregedoria em fevereiro de 2009. Naquela ocasião, foram identificados, entre outros problemas, falhas no protocolo e na distribuição de processos – que tornavam lenta sua tramitação.
Os trabalhos foram iniciados nesta terça-feira (19/7) e serão realizados até a próxima sexta-feira (22/7). O juiz auxiliar da corregadoria Ricardo Chimenti, que participa das atividades, afirmou ter informações de que nos últimos dois anos houve melhorias nos procedimentos da Justiça local, a serem mensuradas neste retorno ao Estado.

Na inspeção realizada em 2009, a corregedoria constatou a existência de processos conclusos há muito tempo sem receber sentença. Além disso, processos administrativos disciplinares contra magistrados encontravam-se paralisados desde 2007. Diante daquele quadro, a Corregedoria Nacional de Justiça fez uma série de recomendações, entre elas a capacitação de servidores e magistrados e a produção e distribuição de manuais de boas práticas e de simplificação de rotinas, com o intuito de tornar mais célere a tramitação de processos.

Jorge Vasconcellos
Agência CNJ de Notícias