Magistrados, servidores, rede de atendimento, educadores, estudantes e toda a sociedade podem se inscrever no curso “Violências Contra as Mulheres e o Desafio dos Grupos Reflexivos com Homens Autores de Violência como uma Estratégia de Enfrentamento a essa Pandemia”, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de dezembro, no formato de webinário. O curso é alusivo aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência e será realizado pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), em parceria com a Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA).
A abertura do curso, na quarta-feira (9/12), ocorrerá às 17h com grupos reflexivos, que utilizarão estratégias jurídicas e psicossociais para romper com o ciclo da violência. O debate contará com a presença da vice-presidente do TJPA e coordenadora da Cevid, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro e da juíza auxiliar da Cevid, Reijjane de Oliveira.
Após, às 17h30 terá a palestra “Masculinidades e Homens Autores de Violência: Os Grupos Reflexivos Como Estratégias de Desvinculação da Violência Como Resolução de Conflitos”. Ministrarão a palestra o mestre em direito e graduado em psicologia Daniel Martins, que também é parceiro do grupo Margens (UFSC), do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na pesquisa e formulação de intervenções com homens autores de violência; e o doutor em Serviço Social Ricardo Bortoli, que é facilitador de grupos reflexivos para homens autores de violências contra as mulheres desde 2004.
A apresentação do mapeamento dos grupos reflexivos de homens no Brasil e das experiências do Pará será na quinta-feira (10/12), a partir das 17h30, novamente com Daniel Martins, que falará sobre “O Mapeamento dos GFH no Brasil”. Após, a juíza titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santarém, Carolina Cerqueira de Miranda, falará sobre “A experiência dos GFH O Uiraparu em Santarém”. Em seguida, o tema “A experiência dos GFH em Ananindeua” será abordado pelo psicólogo da equipe multidisciplinar da 4ª Vara Criminal de Ananindeua, Rafael Falcão.
Ainda no dia 10, a psicóloga da Defensoria Pública do Pará, Rosana Lemos Faraon, ministrará palestra sobre “A experiência dos GFH na Defensoria Pública da Capital”. A programação encerra com a doutora em Educação e servidora da Cevid, Riane Ferreira Freitas, que falará sobre “A experiência dos Círculos de Diálogo com HAV nas Varas de Violência Doméstica da capital”.
Fonte: TJPA