Dentro das comemorações dos 20 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte, foi entregue oficialmente, nesta quinta-feira (21/6), às 14h, o datacenter seguro com ambiente certificado (sala cofre) que vai garantir a integralidade, a confiabilidade e a disponibilidade das informações que circulam no tribunal.
A sala cofre segue padrões internacionais de infraestrutura e conta com controle de acesso, ambiente monitorado, cabeamento estruturante e pisos elevados que suportam peso de 2.250kg cada placa. “Os pisos elevados facilitam a interconexão dos equipamentos e também da manutenção, além de possibilitar que a fiação não fique aparente. Para entrar no datacenter será necessário teste de biometria e apenas 4 pessoas estão autorizadas para entrada no local”, esclarece o diretor da STI, Marcelo Marinho Ramos.
Além desses aspectos, a sala cofre conta ainda com sensores de presença que verificam os níveis de umidade, oxigênio e temperatura que, ao serem diferentes do padrão pré-estabelecido pela equipe da STI, provocam o alarme de segurança. “Emails e SMS para o setor de informática serão disparados automaticamente a partir do alarme. Outro aspecto importante é a presença do gás FM200 que é acionado para diminuir a temperatura da sala quando esta ficar acima dos níveis de segurança para o funcionamento dos equipamentos”, acrescentou o diretor da STI.
Tamanha segurança pode ser explicada pelo início do Processo Judicial Eletrônico (PJE) que chega a Natal e Goianinha no dia 29 de agosto deste ano. “Com o PJE, os processos físicos deixam de existir nas varas do trabalho e passam a serem guardados no datacenter do tribunal por isso é imprescindível garantir a segurança dessas informações. Para tanto, teremos um ambiente replicado em outro site e, através desses backups, poderemos apontar os dados no caso de alguma pane nos servidores da sala cofre”, disse Marcelo Marinho.
Além de abrigar o PJE, a sala cofre do TRT-RN vai abrigar as demais informações que circulam na Justiça do Trabalho entre elas, os bancos de dados e os servidores de arquivos. Depois da entrega, será realizada a transferência tecnológica de informações e máquinas para início das atividades do datacenter que deve ocorrer até o mês de julho.
Do TRT-RN