Eleição 2012 foi mais rápida de todas com urna eletrônica

Compartilhe

Com a adoção de novos procedimentos, as Eleições 2012 foram as mais rápidas e as que apresentaram menos problemas técnicos em todo o país desde a implantação do sistema eletrônico de votação, em 1996. Além disso, as eleições foram também a de menor custo, ficando a Bahia com despesas abaixo da média nacional. O balanço foi apresentado durante a Reunião Geral de Avaliação das Eleições 2012, realizada na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília (DF).

“O evento foi de grande importância na medida em que aproveitou a troca de experiências de vários tribunais, objetivando traçar estratégias para as próximas eleições”, pontuou o diretor-geral do TRE-BA, André Beserra, que foi a Brasília assistir a apresentação da reunião técnica. Participou também do encontro o chefe da Seção de Suporte Operacional do Regional, Marco Vídero, que participou do GT Infra-estrutura de TI.

Representando o Nordeste juntamente com prepostos dos Tribunais do Maranhão e de Alagoas, no grupo Aquisições e Contratações, a secretária de Administração do TRE-BA, Maria Ângela, destacou o planejamento das contratações e o controle de estoques de material de eleição como os dois planos de ação encontrados pela equipe para solucionar um total de 17 pontos que poderiam ser melhorados no próximo pleito.

Entre os tópicos abordados na Reunião Geral de Avaliação das Eleições 2012, esteve a comunicação da Justiça Eleitoral durante o pleito, discussão cujo Grupo de Trabalho teve a participação dos assessores de comunicação dos TREs da Bahia, Mato Grosso e Minas Gerais, além de representante da Assessoria de Planejamento do TRE de Pernambuco.

Na discussão, das mais de 30 lições tiradas da última eleição, foi pontuada a necessidade de modificações no CAND – o sistema interno de recebimento das candidaturas – com o intuito de incluir filtros para indicar os casos de candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa. O objetivo, com isso, é principalmente atender às solicitações de informações da imprensa.

Fonte: TRE-BA