Ensino a distância para capacitar servidores e magistrados

Compartilhe

Cerca de 20 servidores da Escola de Administração Judiciária participam até a segunda-feira (3/9), do workshop sobre EAD – Os Desafios da Escola Virtual de Ensino/Projeto PROESCOLA. O objetivo é capacitar os servidores da Escola de Formação Judiciária para implantação do projeto de ensino a distância do Tribunal, o PROESCOLA, que visa ampliar o alcance, o acesso e a qualidade da educação corporativa do TJDFT por meio do uso de plataforma virtual. O projeto, uma ação institucional do Plano de Gestão do Biênio – PLABI 2012/2014, está previsto para ser implementado no segundo semestre de 2013.

O workshop tem como finalidade capacitar os servidores que irão lidar diretamente com este novo modelo educacional no âmbito do Tribunal, que trará impactos significativos ao plano de ensino e de aprendizado da Escola de Formação do TJDFT.  

Durante os dois primeiros encontros do workshop, realizados nos dias 27/9 e 29/9, foi apresentado, aos participantes, o projeto PROESCOLA e a história da educação a distância no Brasil e no mundo. Além disso, foram abordados temas como legislação, terminologias, teorias pedagógicas, tecnologias computacionais, modelos e tipos de avaliação aplicadas ao EAD, bem como preparação para atividades acadêmicas e educação coorporativa. Durante os encontros, os servidores tiveram ainda a oportunidade de discutirem os paradigmas da EAD e as resistências envolvidas na implantação de projetos educacionais.

O curso está sendo ministrado pelo professor e analista judiciário do TJDFT, Mauro Brandt Heringer, mestre em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/Direito-Rio), especialista pela Universidade Católica em Direito Administrativo e pela FGV em Administração Judiciária, e bacharel em Direito. Heringer foi professor coordenador, na modalidade EAD, dos cursos de pós-graduação em Direito e Políticas Públicas do grupo UNYLEYA Brasil e editor de Referências Jurídicas da Leya Alunnus.

Do TJDFT