Uma exposição fotográfica itinerante em homenagem ao IV Centenário do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) será inaugurada no próximo dia 29 no Fórum Ruy Barbosa em Salvador (BA). A mostra será composta por 40 painéis do fotógrafo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gláucio Dettmar, que retratam aspectos arquitetônicos e históricos do Judiciário baiano. Depois de passar por Salvador, a exposição segue para o Rio de Janeiro no dia 18 de maio e posteriormente vai para outras seis capitais brasileiras. Em outubro, a exibição fotográfica será levada a Lisboa em Portugal, onde ficará instalada na sede do Superior Tribunal de Justiça do país.
Além da Bahia e do Rio de Janeiro, também fazem parte do roteiro da exposição itinerante no Brasil os Estados de São Paulo (de 8 a 24/06), Rio Grande do Sul (de 29/06 a 15/07), Distrito Federal (de 20/07 a 07/08), Minas Gerais (de 10 a 26/08), Pará (de 01/09 a 16/09) e Maranhão (de 21/09 a 05/10).
A exibição ficará cerca de 15 dias em cada Estado e a visita será gratuita e aberta ao público. A mostra, além das fotos, também conta com um filme de sete minutos produzido pelo Tribunal baiano. O filme retrata o ambiente do século XVII, com imagens históricas e atores caracterizados com roupas de época, tudo com o objetivo de fazer uma reconstituição fiel da instalação do Tribunal da Relação do Estado do Brasil, em março de 1609. O Tribunal foi o primeiro instalado no Brasil e na América.
Programação – A exposição itinerante integra as Comemorações dos 400 anos do Tribunal de Justiça da Bahia, que conta com uma programação variada de exposições, lançamentos literários e seminários. A agenda está sendo organizada por uma comissão criada especialmente para marcar a data, que conta com representantes do TJBA e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No último dia 7, o conselheiro do CNJ Joaquim Falcão abriu o ciclo de palestras “A Justiça no Século XXI” em Salvador (BA), que faz parte do roteiro de comemorações. Além de Salvador, haverá seminários no dia 5 de maio em Juazeiro, 2 de junho, em Vitória da Conquista, 7 de julho em Feira de Santana, 4 de agosto em Barreiras, 15 de setembro em Teixeira de Freitas e 6 de outubro em Itabuna e Ilhéus.
Nos meses de agosto, setembro e outubro, o TJBA irá destacar a data com uma exposição de artes plásticas e o lançamento do livro “A história do TJBA desde 1609”. Em novembro será realizado um concurso literário para autores brasileiros e portugueses. A inauguração do monumento ao IV centenário e o lançamento de revista sobre a passagem dos 400 anos estão previstos para o mês de dezembro.
MB/SR
Agência CNJ de Notícias