Exposição sobre Judiciário do Maranhão está no portal do CNJ

Compartilhe

Os interessados já têm acesso, no  portal  do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), à exposição fotográfica intitulada “O Judiciário faz História” promovida pelo  CNJ , que retrata o Judiciário do Maranhão. A exposição  está  no  Museu Histórico e Artístico daquele estado,  localizado em São Luís , desde  julho passado   Agora, as fotos  estão disponíveis  neste portal. Organizada em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), a mostra é formada por 30 painéis do fotógrafo Gláucio Dettmar, integrante da equipe da Assessoria de   Comunicação do CNJ.A exposição do Maranhão está disponível  em banner na página principal do portal do CNJ  (www.cnj.jus.br).

Fazem parte da mostra  fotografias de aspectos históricos e arquitetônicos  e também fotos referentes a dados processuais do TJMA ao longo da sua existência. É que, instalada no ano de 1813, em São Luis, a Relação Maranhense (antigo Tribunal de Justiça), jurisdicionava do Ceará ao Amazonas. O Tribunal é a terceira mais antiga Corte brasileira.

Recorte – “A exposição é um recorte da história do Maranhão através do Judiciário”, destacou Dettmar. A proposta do trabalho é servir de reflexão sobre o avanço do Poder Judiciário ao longo dos anos, motivo pelo qual, dentre as obras constam reproduções de documentos históricos e registro de um casamento coletivo realizado no Estado. Algumas particularidades que demonstram a evolução do Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís (MA) também são retratadas – caso de um laboratório que realiza testes de DNA necessários em alguns processos.

Gláucio Dettmar começou sua carreira no Rio de Janeiro, em 1988, no Jornal Última Hora. Já trabalhou como fotógrafo nos jornais O Globo e Correio Braziliense e nas revistas Isto é e Época. No ano passado, foi selecionado pela organização não-governamental alemã Wooloo para expor suas obras no projeto Urban Space, exposição que ocorreu simultaneamente em Berlim (Alemanha) e no Rio de Janeiro. Participou, ainda, da Bienal Fotográfica de São Paulo e foi um dos expositores na inauguração do Museu da Republica em Brasília. Na França, foi convidado a expor seu trabalho na cidade de Toulouse, com uma mostra sobre o carnaval de Pernambuco.

Esta é a segunda exposição fotográfica promovida pelo CNJ este ano. Recentemente, o Conselho também promoveu exposição sobre o Judiciário da Bahia, também disponível de forma virtual no portal (www.cnj.jus.br). Nas próximas semanas, a mostra  estará em Portugal   na sede do  Superior Tribunal de Justiça de Portugal.

 

HC/  SR

 

 Agência CNJ de Notícias