Fórum de Servidores propõe debate sobre atribuições da polícia judicial

Você está visualizando atualmente Fórum de Servidores propõe debate sobre atribuições da polícia judicial
Reunião do Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores. Foto: G.Dettmar/CNJ
Compartilhe

O Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União vai aprofundar a análise das atribuições da polícia judicial para elaborar um anteprojeto sobre o tema a ser apresentado à Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para avaliação. Essa foi a decisão dos integrantes do Fórum na última reunião do ano, realizada na quinta-feira (9/12), com a coordenação do conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho.

“Vamos agendar nossa próxima reunião do ano que vem e daqui até lá os representantes dos tribunais têm a missão de debater internamente a minuta compartilhada”, disse Bandeira de Mello Filho, referindo-se a um documento que trata das atribuições da polícia judicial nos órgãos da Justiça da União. A análise e o debate para elaboração do anteprojeto de lei sobre o assunto será feita nos termos estabelecidos pela Resolução CNJ n. 344/2020, que regulamenta o exercício do poder de polícia administrativa nos tribunais por meio dos agentes e inspetores da polícia judicial.

A resolução aprovada em outubro deste ano estabelece, no parágrafo 1º do Art. 1º, que os cargos de analista e técnico judiciário (área administrativa) na especialidade segurança ou segurança e transporte do Poder Judiciário da União, passam a ser nominados, respectivamente, como analista judiciário e técnico judiciário (área administrativa) especialidade inspetor da polícia judicial e agente da polícia judicial.

A resolução foi aprovada pelo Plenário do CNJ, considerando que a segurança institucional é a primeira condição para garantir a independência dos órgãos judiciais. Levou em conta, também, que a polícia judicial será um reforço à segurança das instalações físicas dos órgãos de justiça, incluindo a proteção pessoal de autoridades judiciais em situação de risco.

O Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União foi instituído pelo CNJ em julho do ano passado, com a finalidade de debater questões relacionadas à carreira dos servidores do Judiciário da União.

É coordenado pelo conselheiro membro da Comissão Permanente de Eficiência Operacional, Infraestrutura e Gestão de Pessoas do CNJ e em sua composição o Fórum é integrado por representantes dos tribunais superiores, da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário e Ministério Público da União (Fenajufe) e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciária e do Ministério Público da União no Distrito Federal (SindJus/DF).

Luciana Otoni
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas