Gabinetes do TJMT recebem novo sistema de gerenciamento

Compartilhe

O Sistema Primus, criado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para substituir o Sistema Geacor, usado para gerenciar a publicação dos acórdãos, entrou em operação na manhã da última quinta-feira (17/11). Elaborado a partir das necessidades do Poder Judiciário Estadual, a ferramenta representa um avanço tecnológico, pois tem como resultado menor custo e maior segurança das informações. Os assessores dos gabinetes dos desembargadores Clarice Claudino da Silva, Maria Helena Gargaglione Póvoas e Pedro Sakamoto, que compõem a Segunda Câmara Cível do TJMT, integram o projeto piloto.

O analista de sistema Rafael Brecailo Kloeckner, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT, explicou que a implantação é simples, leva cerca de 20 minutos e que o sistema ainda pode ser aprimorado. As mudanças dependem da avaliação dos servidores que farão uso da nova ferramenta. O responsável técnico pelo Sistema Primus destacou ainda que além dos gabinetes informados, os setores de Apoio ao Julgamento e Núcleo de Taquigrafia, departamentos que também confeccionam acórdãos, vão contar com a novidade.

“A visualização do sistema muda. A interface trará mais facilidade e funcionalidades para a utilização, como a personalização de pesquisas. O sistema pode evoluir e ganhar novas ferramentas. Por enquanto, não há previsões de mudanças, pois dependemos da própria avaliação dos servidores. Sanamos muitas dúvidas durante o curso, principalmente na parte de segurança, o que é bastante normal”, pontuou o técnico.  

O Primus dispensa o uso do Word, pois tem um editor de texto próprio, também criado pela TI do TJMT. Com isso, elimina-se a necessidade da licença, além de garantir mais segurança. Os sistemas Geacor, usado atualmente pelo TJMT para gerenciar a publicação dos acórdãos, Proteus e Geacor-Web serão substituídos gradativamente.

Do TJMT