Grupo inicia mutirão de perícias em ações

Compartilhe

O Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais da Comarca de Fortaleza deu início, nesta segunda-feira (04/06), ao Mutirão de Ações Acidentárias. O objetivo é solucionar processos de acidente de trabalho envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Até o final do mês, devem ser realizadas mais de 200 perícias, atendendo a partes beneficiárias da Justiça gratuita. Os laudos médicos são necessários para que o juiz decida se as pessoas terão direito a receber benefícios previdenciários, como aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente.

A coordenadora do Grupo, juíza Joriza Magalhães Pinheiro, ressaltou que o mutirão é fruto do esforço conjunto entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que forneceu a estrutura e as instalações necessárias, e a Defensoria Pública da União (DPU), que disponibilizou os médicos para a realização dos exames. A magistrada destacou também a colaboração do INSS.

O eletricista F.C.S.S. foi um dos beneficiados no primeiro dia do evento. Ele sofreu uma queda de escada, no local de trabalho, e fraturou o tornozelo. A vítima ficou com dificuldade de caminhar e sente dores constantes. Por isso, recorreu à Justiça para receber o auxílio.

Na manhã desta segunda-feira, o eletricista compareceu ao Fórum Clóvis Beviláqua e foi submetido à avaliação médica. “Tenho esperança de que agora o processo se resolva. Esse benefício vai dar uma boa ajuda, porque não tenho mais a mesma capacidade de trabalhar que tinha antes do acidente e, por causa da minha limitação, tenho medo de perder o emprego a qualquer momento”.

As perícias ocorrem de segunda a sexta-feira, a partir das 9h, nas salas do Grupo de Auxílio, localizadas no Fórum. As partes envolvidas já foram previamente intimadas a comparecer às sessões.

Do TJCE